Show em cena de estupro

Lí na primeira capa de um jornal: "Gr@zzi Mass&fera dá show em cena de estupro" e fiquei indignado. Percebi que a Tv aberta brasileira e seus "pseudocríticos" passaram dos limites do bom senso. Por isso questiono: para que assinar aos canais adultos e "diabo a quatro" se você pode assistir cenas indecentes de graça no canal aberto da Rede Globo? Se alguém acha que estou errado e não entendo a arte novelística “global”, convide seus filhos, pais e amigos e faça uma "suruba cultural" em uma sala ou quarto vendo novelas devassas da Rede Globo.
    Se há algum questionamento quanto aos canais citados acima, digo que usei de pesquisas para respaldar minha crônica. Justifico que foi uma questão de pesquisa, uma metodologia acadêmica que se aprende nas boas faculdades.
    Voltando ao que me interessa no momento, que é a cena de estupro tão aplaudida pelos novelistas brasileiros, digo que sempre achei a Rede Gl0bo uma escola. Foi ela quem colocou na mente dos brasileiros que a transexualidade , e outros, não é pecado – leia a carta aos Romanos, capítulo 1, e reflita. É ela quem dita às novas tendências da mulher moderna. E será ela quem irá propalar que estupro cinematográfico não é crime. Pois bem; cena de abuso sexual nos jornais de outros canais de televisão aberta é chocante, sensacionalista e desnecessária. No entanto, na Rede Gl0bo é um espetáculo que encanta a todos. Será que isso reflete a vida real desses telespectadores da Rede Gl0bo que pensa assim? Acredito que os discípulos da tv Gl0bo acham que propalar isso em minissérie "não tem nada a ver!" Chego a conclusão de que realmente a Gl0bo é uma escola: de hipnose. Como pseudoescola, não ensino, só manipula as marionetes.
    Estou certo de que não há nada de espetacular em uma representação de cena de estupro, ainda mais em um canal aberto. Pergunta para alguém que já foi vítima desse crime hediondo se a cena teve graça. Certamente, ouvira como resposta que: ela não teve e nem terá.
    Fico a imagina se a cena envolvesse um negro sofrendo abuso e/ou uma ofensa aos pederastas. Provavelmente a Globo iria parar nos tribunais ou a cena jamais iria ao ar. Já em relação às mulheres brasileiras, tudo pode. É cultural assistir às mulheres tupiniquins sendo abusadas; é cultural vê as mulheres brasileiras sendo "achacadas" por impropérios. O mundo as vê assim. Não vou nem citar fatos que comprovam isso. Basta pesquisar na rede mundial de computadores e comprovar-se-á isso. Creio que a culpa é nossa, porque não valorizamos a nossa "mercadoria".
    Há milhões de tolos no Brasil, infelizmente, que se adequam ao modismo de novelas. Não assisto à novela alguma, a não ser que esteja vinculada a literatura nacional e/ou internacional como Grande Sertão Veredas. Não é por isso que não posso fazer juízo de novelas da Rede Gl0bo. Não é preciso assistir ao seriado “sexo e as negras” e demais programas imorais da Rede Gl0bo para se obtiver uma opinião sobre o conteúdo dos produtos “globais”. Basta ler aos comentários e observar as ações e opiniões dos seguidores desta Rede de televisão para se ter uma noção de que ela é uma pseudoescola.

Por: Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.                                                                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Português: Atividade Estudos independentes do sétimo ano - com gabarito

Processo Seletivo do Colégio Tiradentes MG 2025

Edital para Cadastro de Reserva - Magistério nas Unidades do CTPM/2025