Casa museu Guimaraes Rosa
Localizada na Rua Padre João, esquina com a Travessa Guimarães Rosa na cidade Cordisburgo - MG, a casa de arquitetura modesta, construída em fins do século XIX e princípios do XX, é exemplar destinado à moradia, com sala, quartos, cozinha e com pequeno comércio em cômodo da frente. Apresenta varanda lateral, cunhais de madeira pintada, paredes de adobe, cobertura em duas águas, vãos internos em linhas retas e acabamento singelo.
O Museu Casa Guimarães Rosa / MCGR, vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais/ Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, foi idealizado no contexto de dois acontecimentos: o falecimento repentino de João Guimarães Rosa em novembro de 1967 e a criação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais – IEPHA / MG em setembro de 1971, órgão que surgiu para materializar o ideal preservacionista vigente à época.
Inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo, o Museu foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor. Possui uma coleção de aproximadamente 700 documentos textuais, dentre os quais se destacam registros pessoais (certidões, correspondências, discursos, originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de Tutaméia, última obra publicada).
Horário de visitação
de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O museu fica fechado no Natal, Reveillon e Carnaval
Ingressos
Entrada: R$3,00 (três reais em 2022).
Escolas Públicas Estaduais e Municipais – taxa isenta
Agendamento
visitas orientadas devem ser previamente agendadas pelo telefone: (31) 3715-1425
Online
Tour 360°: http://www.museuvirtual.ufsj.edu.br/rosa_br/
Referência
fonte: http://www.cultura.mg.gov.br/museus-de-minas-gerais/museu-casa-guimaraes-rosa
Comentários
Postar um comentário