Ensino médio adjetivo e descrições - com gabarito
1 – Podemos afirmar que a descrição é o modo de organização textual que predomina no poema lido.
a) O que é descrito? O eu-lírico descreve parte de seu corpo comparando o passado com o presente.
b) O rosto é um dos elementos centrais do poema. Faça um levantamento das palavras empregadas para caracterizar explicitamente rosto, olhos e lábios. rosto: calmo, triste e magro; olhos: vazios; lábios: amargo.
Questão 2. O poema se constrói com base numa oposição central entre o passado e o presente.
a) Na segunda estrofe, o eu lírico fala das mãos no presente. Levante hipóteses, como eram suas mãos e seu coração no passado?
Certamente a mão e o coração tinham adjetivações antônimas a atualidade, logo a mão deveria ser forte, quente e viva e o coração, era ativo suas funções.
b) Podemos afirmar que a descrição dos elementos centrais do poema é vista como algo positivo ou negativo? Justifique sua resposta.
O eu-lírico usa qualificações para tratar de seu corpo em que compara o passado e o presente valendo de oposição. Ele vale-se do saudosismo para tratar do seu corpo jovem, como momento positivo para seus membros corpóreos, retratando o presente de forma negativa.
3 – (TAE-2010) Infere-se da terceira estrofe que:
a) o eu poético sempre percebeu que mudou física e interiormente, pois tudo ocorreu de forma tão simples, tão certa, tão fácil, como se lê no segundo verso.
b) é evidente a sensação de transitoriedade da vida: o tempo passa e, mesmo assim, o eu poético fica surpreso com isso.
c) a repetição da palavra “tão” mostra a incerteza da evolução e ritmo do tempo, o qual se torna um fator de amadurecimento das pessoas que são apaixonadas.
d) com as experiências da vida, percebe-se claramente o momento exato em que se perde a vitalidade.
e) metaforicamente: “espelho” seria a beleza perdida com o passar dos anos e “face” representaria o amor que não voltará jamais.
Comentários
Postar um comentário