Ensino médio - Repertório sociocultural com gabarito

Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante. Alguns argumentos que podem caracterizar o repertório esperado são:

[...] provas concretas (dados ou fatos sobre o tema), exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema), autoridades (citação de especialistas no tema), lógica (causa e consequência, por exemplo) e senso comum (o que as pessoas em geral pensam sobre o tema)

 (CANTARIN, BERTUCCI; ALMEIDA, 2016, p. 78). (INEP, 2019. p. 10) 

Conhecimento de mundo: Expressão que se refere ao conhecimento acumulado de um certo indivíduo sobre toda a realidade. Ou seja, sua experiência de vida.

Disponível em: <https://cutt.ly/nb1hJwb>. Acesso em: 14 de maio de 2021.

Portanto, todo conhecimento de mundo que você tem pode ser utilizado na construção de sua redação, desde que seja legitimado (com respaldo nas áreas do conhecimento) e que seja agregado de forma produtiva na sua redação (quando você vincula esse repertório legitimado à discussão proposta em seu texto). Algumas dicas para você ampliar seu repertório sociocultural: leia constantemente; seja um observador;

Questão 1. Escolha uma das temáticas abaixo e anote todo o conhecimento de mundo que você tem sobre o assunto, construindo seu repertório sociocultural. assista a documentários, filmes e séries e converse com outras pessoas.

FUTEBOL: 

O futebol é um esporte coletivo em que é necessário que os jogadores sejam parceiros, solidários; é um dos esportes mais famosos do mundo; ele tem vários astros como Pelé, Maradona, Cristiano Ronaldo, Messi entre outros. Atrai uma multidão aos estádios, assim como frente a tela de um televisor e mídias digitais; ser jogador de futebol é o sonho de muitas crianças pobres(...)

MODA:

É uma indústria que engloba o vestuário, assim como empresários e modelos. Temos como referência na moda a empresa Victoria Secret, Louis Vitton,  modelos como Gisele Bündchen, Victoria Beckham e Naomi Campell, Cidades que são palco da moda como Nova lorque, Paris, Milão e São Paulo, revistas que divulgam moda como Vogue, Cláudia. Em relação ao consumismo, as empresas ditam a moda que as pessoas devem usar ou não. Isso é ruim. Além disso, o consumismo pode ser transformar em doença.

RELIGIÃO:

As grandes religiões do mundo são o cristianismo e a religião muçulmana. O extremismo religioso já vitimou muitas pessoas no passado, como na época da inquisição católica, das perseguições a cristãos pelos império romano e continua a produzir vítima na atualidade.  Há diversas religiões menos que são estigmatizadas. Isso gera o preconceito religioso e até guerras, terrorismos, morte de inocentes. Por isso, a tolerância religiosa precisa ser defendida para termos um mundo de paz.

VIDEOGAME:

Com advento das tecnologias, os videogames chegaram aos lares dos ricos; com o passar do tempo, no final do século 20 e início do 21, as classes menos favorecidas passaram a ter acesso aos games. Com o advento do celular, eles se popularizaram. Hoje, os games são uma febre mundial, em que há pessoas que até ganham dinheiro com esse "esporte" digital. No entanto, o videogame pode fazer mau a saúde, quando é praticado em excesso, podendo causar trombose, coágulos sanguíneos, conforme matéria da revista TechTudo; além disso, as pessoas podem viciar em jogos e isso causa transtornos mentais, como há diversos casos notificados pela mídia, em que pessoas tentar trazer o virtual para o real, invadindo cinemas, escolas e atirando em pessoas. Segundo os noticiários, criminosos eram viciados em jogos violentos, como Counter Strike . Muitos jogos violentos foram proibidos em alguns países.

SÉRIES:

As séries são uma "coqueluche" mundial. Com o advento das mídias digitais, os adolescentes passaram a ter acesso a inúmeras séries que não passavam ou não passam na tv aberta no Brasil. As plataformas de streaming ampliaram o acesso a cinematografia e proporcionou que mais pessoas se tornasse apreciadoras da sétima arte. Isso, foi bom. No entanto, muitas plataformas são facilmente burladas pelos usuários e classificação etária não é respeitada pelo usuário, por exemplo, crianças podem assistir filmes que são para adultos. Isso é o lado ruim das plataformas de streaming e até mesmo de sites "piratas", Falando em sites piratas, a "pirataria" se tornou um crime comum e traz grandes prejuízos para empresas, atores entre outros envolvidos na produção cinematográfica.

Questão 2. Leia o Texto Motivador I da proposta de redação da 2ª aplicação do ENEM 2019, cujo tema foi “combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”. Depois, anote os conhecimentos de mundo que você usaria caso fosse escrever uma redação com este tema.

Os impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda. “A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”, aponta uma neuropediatra.

Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em: 3 de jun. 2019 (adaptado).

“combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”.

As crianças estão tendo acesso muito cedo a tecnologias que facilitam o acesso a jogos online. Há casos de crianças que se viciaram em jogos e furtaram os próprios pais, usando o cartão de crédito desses para pagar os jogos eletrônicos. Além disso, existem relatos de problemas de saúde para os pequenos como trombose, Quando se trata de uso de redes socais, há muitos problemas, pois crianças, jovens, adolescentes e até adultos costumam sofrer  bullying;  outrora têm seus dados expostos. Ademais, há problemas de as crianças e adolescentes passarem muito tempo nas redes sociais e deixarem os afazeres de escola e casa, até mesmo ficando sem se alimentar, sem praticar atividades físicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edital para Cadastro de Reserva - Magistério nas Unidades do CTPM/2025

Processo Seletivo do Colégio Tiradentes MG 2025

Competências e habilidades de língua portuguesa - organizadas conforme a BNCC.