9 ano - concordância nominal e verbal com gabarito
1. O anúncio acima faz parte de uma campanha publicitária em defesa do meio ambiente. Nesse sentido, a linguagem verbal combina-se às imagens, reforçando um apelo à população. O texto do anúncio refere-se, em especial, a que situação?
O texto trata do mau uso dos recursos naturais, mais especificamente sobre a poluição do Rio Tiete, o qual nasce sem nenhuma poluição, é usado como fonte de abastecimento de cidades, mas adquiri um poluição intensa quando chega à cidade de São Paulo. Tudo isso por causa do lixo e esgoto serem descartados indevidamente nas águas. Isso não ocorre somente na capital paulista, portando o cartaz poderia ser usado em qualquer cidade do Brasil.
2. Releia este trecho: “Nós podemos mudar essa situação. O primeiro passo é depositar o lixo no lugar certo”.
a) Quem seria o “nós” a quem o anunciante se dirige?
Os agentes públicos e privados e o cidadão comum.
b) Por que os adjetivos “primeiro” e “certo” estão no masculino singular?
“primeiro”: concorda em gênero e número com o substantivo "passo".
“certo”: concorda em gênero e número com o substantivo " lugar".
c) Na segunda frase desse trecho, há três ocorrências do artigo definido “o”: “O passo”, “o lixo” e “no lixo” [em+o] lugar certo”. Por que foi empregado o artigo masculino singular definido nos três casos?
Usa-se artigo indefinido para tratar de algo que ainda não é conhecido do leitor, do alocutário. Em relação ao uso de artigos definidos no trecho citado, isso ocorreu porque os nomes citados são de conhecimento do do leitor, isto é, coisas determinadas.
d) Na primeira frase, por que foi empregado o pronome demonstrativo “essa” no feminino e no singular?
O pronome ESSA concorda em gênero e número com seu referente, o substantivo feminino singular SITUAÇÃO.
3. Leia estas frases, observando os termos destacados:
• Um terço da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas.
• Dois terços da poluição do rio têm origem no lixo jogado nas ruas.
• A terça parte da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas.
Por que o numeral fracionário terço passou a terços na segunda frase e a terça na terceira?
Na frase "Um terço da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas, o numeral fracionado terço -concorda com seu REFERENTE, o numeral cardinal UM.
Já na frase "DOIS TERÇOS da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas, o numeral fracionado TERÇOS - concorda com seu REFERENTE, o numeral cardinal DOIS
e na frase " A terça parte da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas", o numeral fracionado TERÇA - concorda com seu REFERENTE, o o SUBSTANTIVO FEMININO PARTE.
4. Releia estas frases do anúncio: “Um terço da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas” e “Sujeira e água não combinam”. Explique por que o verbo “ter” está conjugado na terceira pessoa do singular e o verbo “combinar” está conjugado na terceira pessoa do plural.
Em “Um terço da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas”, o VERBO possui concordância com seu referente, o SUJEITO SIMPLES "um terço da poluição". ENQUANTO que em " “Sujeira e água não combinam”, o VERBO concorda com seu referente, o SUJEITO COMPOSTO "sujeira e água".
Comentários
Postar um comentário