Língua portuguesa - exercícios com gabarito
Leia uma notícia abaixo, analisando o emprego dos sinais de pontuação.
Congresso debate escolas e famílias, com sociólogo Simon Schwartzmann e o cartunista Mauricio de Sousa
Evento online e gratuito ocorre neste sábado (22). Ideia é aproximar gestores, professores e familiares de alunos.
20/05/2021
A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) promove neste sábado (22) um congresso para debater família e escolas. O objetivo é trocar experiências e aproximar gestores escolares, professores, pais e mães de estudantes de todo o país. O sociólogo Simon Schwartzman e o cartunista Mauricio de Sousa estão confirmados para o evento, que será online e gratuito.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: https://congresso.fenep.org.br/. A programação começa às 8h e segue até às 18h. Entre as palestras, há os debates: “Como educar em tempos de adversidade?”, com a psicanalista e escritora Sandra Niskier Flanzer; “Aprendizagem em tempo de pandemia – entre o possível e o ideal”, com o doutor em educação Paulo Tomazinho.
Mauricio de Sousa falará sobre “As histórias em quadrinhos e o incentivo ao hábito de leitura”; e Simon Schwartzman sobre “Novo Ensino Médio – O que é? O que muda? O que tem de diferente?”
CONGRESSO debate escolas e famílias, com sociólogo Simon Schwartzmann e o cartunista Mauricio de Sousa. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/20/congresso-debate-escolas-e-familias-com-sociologo-simonschwartzmann-e-o-cartunista-mauricio-de-sousa.ghtml>. Acesso em: 20 maio 2021.
Questão 1.
A notícia divulga um evento online e gratuito que tem como tema a educação. Qual é sua opinião sobre esse fato?
Em época de isolamento social devido à pandemia do Covid-19, é de suma importância o contato entre escola, família e estudante, pois há relatos de muitos casos de problemas psicológicos devido ao isolamento; além disso, é uma forma de o aluno manter contado com a escola, ainda QUE ONLINE, POR MEIO DE EDUCADORES.
Questão 2.
No interior da oração, emprega-se a vírgula para separar, numa enumeração, os termos com mesma função sintática; para isolar determinados elementos, como aposto, vocativo, termos repetidos, adjunto adverbial deslocado de sua posição habitual; para separar nomes de lugar, em datas e endereços; para indicar a supressão do verbo; para separar palavras ou expressões explicativas.
a) Explique o uso das vírgulas no seguinte período: “O objetivo é trocar experiências e aproximar gestores escolares, professores, pais e mães de estudantes de todo o país.”
A vírgula foi empregada numa enumeração.
b) A expressão “Entre as palestras” está separada da oração seguinte por meio de vírgula. Por quê?
"Entre as palestras", sintaticamente, exerce a função de aposto, a regra de uso de vírgula informa que quando há aposto - explicação - ou frases intercaladas, deve-se isolá-los por intermédio de vírgulas.
c) Releia o trecho: “O sociólogo Simon Schwartzman e o cartunista Mauricio de Sousa estão confirmados para o evento, que será online e gratuito”. Por que a oração “que será online e gratuito” está separada por vírgula?
Usou-se a vírgula ANTES do pronome relativo QUE, pois o período é formado por uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Questão 3. Nos dois últimos parágrafos, observamos a ocorrência das aspas. Por que elas são utilizadas?
As aspas foram usadas para indicar/destacar os nomes de assuntos tratados pelos especialistas.
Questão 4. Observe, no texto, as duas ocorrências em que há o emprego de dois-pontos. Justifique cada uma delas.
- OS DOIS-PONTOS FORAM USADOS PARA INSERIR/Introduzir uma observação/informação.
- podem ser feitas no site: https://congresso.fenep.org.br/"
- S DOIS-PONTOS FORAM USADOS PARA INSERIR UMA ENUMERAÇÃO.
EM " Entre as palestras, há os debates: “Como educar em tempos de adversidade?”, com a psicanalista e escritora Sandra Niskier Flanzer; “Aprendizagem em tempo de pandemia – entre o possível e o ideal”, com o doutor em educação Paulo Tomazinho."
Questão 5. Explique o uso do ponto de interrogação no texto.
Questão 6.
(UEL-PR – Adaptado) Considere os períodos I, II e III, pontuados de duas maneiras diferentes.
I. Os espectadores saíram, logo o espetáculo foi um fracasso.
Os espectadores saíram logo, o espetáculo foi um fracasso.
II. De repente perceberam que estavam brigando à toa.
De repente, perceberam que estavam brigando à toa
III. Os doces visivelmente deteriorados foram postos na lixeira.
Os doces, visivelmente deteriorados, foram postos na lixeira.
Com a alteração da pontuação, NÃO houve mudança de sentido SOMENTE em:
A) I
B) I e III
C) II
D) II e III
Comentários
Postar um comentário