Prova português - ensino médio - com gabarito

Questão 01
Leia.
Assinale a alternativa que apresenta a correta passagem de segmento do texto da voz ativa para a voz passiva.

A) Chagas e Silva postava-se de palito à boca (l. 02-03) – Chagas e Silva era postado de palito à boca
B) Ele, que tanto marcou a rua (l. 10) – A rua, que tanto foi marcada por ele
C) Fixou-se na Rua da Praia (l. 20) – Foi fixado na Rua da Praia
D) Os estudantes tomaram conta dele (l. 23-24) – Ele foi tomado conta pelos estudantes
E) Essas casas punham ao alcance dos gourmets virtuosíssimos “secos e molhados” (l. 39-40) – Os gourmets eram postos ao alcance de virtuosíssimos “secos e molhados” por essas casas

Questão 02
Fatec-SP. Assinale a alternativa cuja expressão verbal destacada se encontra na voz passiva.

A) A forma mais difundida de paquera entre os sauditas são os cafés....”
B) ... o governo da Arábia Saudita restringiu alguns hábitos considerados ‘ocidentalizados’ da população....”
C) Na esteira do fechamento dessas casas, perde-se uma forma centenária de encontrar um namorado....”
D) A alternativa para quem não costuma usar os sites de namoro é escrever nome e telefone....
E) ... deixá-los nos vidros dos carros para achar, com a ajuda do destino, um candidato à cara-metade....”

Questão 03
Substituindo o pronome você pelo pronome tu, a concordância está correta em:

A) “Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.”  Bebas o vinho, comas a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama. respectivamente.
B) “O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.”  O benefício adicional é que se tu tomares tudo isso ao mesmo tempo e tiveres um derrame, nem vais perceber.
C) “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.”  Por exemplo, tome banho frio com a boca aberta, assim tu vai tomar água e vai escovar os dentes.
D) “E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.”  E nunca se esqueças de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.

Questão 04
Observe a manchete:


(www.gazetadopovo.com.br)

Analisando o enunciado, constata-se que há emprego de forma discordante da norma-padrão, o que se corrige com a substituição de

A) “Confira” por “Confere”.
B) “que” por “os quais”.
C) “vem” por “vêm”.
D) “esperar” por “espera”.
E) “a pena” por “à pena”.

Questão 05
Leia.
    À Folha de São Paulo
    Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18.05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
    Todas as vezes que vou ao supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas pelos consumidores que não parecem preocupados com as consequências que o uso destas embalagens causa ao meio ambiente.
    Só quero lembrar às autoridades que não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem. Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
    No começo fazem blitz, causam um barulho, mas depois de algum tempo tudo volta ao que era antes: não há fiscalização para coibir as infrações.
    Atenciosamente
    Josilda Cardoso – professora de ensino fundamental- São Paulo

Um argumento utilizado pela autora para defender a ideia principal do texto está em

A) “... não parecem preocupados com as consequências que o uso destas embalagens causa ao meio ambiente.”
B) “Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.”
C) “São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.”
D) “... fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas pelos consumidores...”
E) Penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.

Questão 07
Assinale a alternativa que não apresenta uma característica do gênero textual presente no texto.

A) Linguagem exclusivamente referencial e impessoal.
B) Apresentação da obra, de forma sintetizada, com o fito de apontar, guiar e convidar o leitor (ou espectador) a conhecê-la na prática.
C) Apreciações, análise crítica e interpretativa, em que se expressam livremente os posicionamentos do autor.
D) Resumo e avaliação crítica da obra.
E) Descrição da obra, de forma que o leitor seja capaz de compreender suas principais características estruturais.

Questão 08.
Considere o fragmento a seguir e assinale a alternativa correta.

SE SE MORRE DE AMOR!

[...] Amor é vida; é ter constantemente
Alma, sentidos, coração – abertos,
Ao grande, ao belo; é ser capaz d’ extremos,
D’ altas virtudes, té capaz de crimes!
Compr’ender o infinito, a imensidade,
E a natureza e Deus; gostar dos campos,
D’ aves, flores, murmúrios solitários;
Buscar tristeza, a soledade, o ermo,
E ter o coração em riso e festa;
E à branda festa, ao riso da nossa alma
Fontes de pranto intercalar sem custo;
Conhecer o prazer e a desventura
No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto
O ditoso, o misérrimo dos entes: Isso é amor, e desse amor se morre!
[...]
(Poemas de Gonçalves Dias. Seleção, introdução e notas de Péricles Eugênio da Silva Ramos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995, p.59.)

A) O poeta Gonçalves Dias representa a primeira fase da poesia romântica no Brasil, pela poesia indianista, pelas epopeias, pelos romances e pelos ensaios.
B) O fragmento acima reflete um sentimento amoroso de intensa saudade da terra, conforme as expressões “gostar dos campos”, “D’aves”, “flores” e “murmúrios solitários”.
C) O fragmento acima apresenta o tema amoroso e uma intensa religiosidade, quando o eu lírico se refere a Deus e à natureza, nos versos “Compr’ender o infinito, a imensidade, / E a natureza e Deus” e “e desse amor se morre!”.
D) O fragmento em questão revela a subjetividade como a principal característica do Romantismo (amor, alma, sentidos, coração), em um tom emotivo que trata do amor de forma sentimental e imaginativa (Isso é amor...).
E) No fragmento em estudo, o eu lírico diferencia o amor falso do amor verdadeiro, comparando-o com a beleza da natureza, em atitude religiosa e contemplativa.

Questão 09
A 3ª geração de poetas românticos no Brasil preocupava-se com temas sociais. Assinale a alternativa que apresenta uma estrofe que se enquadra em tal contexto.

A) “Aqui na floresta
Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
— Ouvi meu cantar.”
(Gonçalves Dias)

B) “Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”
(Gonçalves Dias)

C) “Vinte anos! derramei-os gota a gota
Num abismo de dor e esquecimento...
De fogosas visões nutri meu peito...
Vinte anos!... sem viver um só momento!”
(Álvares de Azevedo)

D) “É De um escravo humilde sepultura,
Foi-lhe a vida o velar de insônia atroz.
Deixa-o dormir no leito de verdura,
Que o Senhor dentre as selvas lhe compôs.”
(Castro Alves)

Questão 10
                                Era no tempo do rei.
Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo - O canto dos meirinhos -; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração). Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária que envolvia todo o Rio de Janeiro no tempo em que a demanda era entre nós um elemento de vida: o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual se passavam os terríveis combates das citações, provarás, razões principais e finais, e todos esses trejeitos judiciais que se chamava o processo.
Daí sua influência moral.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.

Já na frase de abertura das Memórias de um sargento de milícias – “Era no tempo do rei.” –, que remete ao mesmo tempo à abertura-padrão dos contos da carochinha e ao período joanino da história do Brasil, manifestam-se as duas modalidades do tempo presentes nessa obra: uma, de caráter lendário e intemporal e, outra, de caráter histórico bem determinado. O convívio dessas duas modalidades do tempo indica que, do ponto de vista dessa obra, a história brasileira caracterizou-se pela conjunção de

A) Mudança e imobilismo.
B) Realismo e alucinação.
C) Religiosidade e materialismo.
D) Liberdade e opressão.
E) Localismo e cosmopolitismo.

Questão 11
Costuma-se dividir a poesia romântica brasileira em três fases. Relacione as imagens dos poetas românticos aos fragmentos dos poemas listados a seguir e atente para as características de cada um dos autores.




Sobre esse contexto, analise as proposições a seguir, colocando V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) As estrofes 1 e 2 pertencem aos poetas representados nas imagens 1 e 4, integrantes da geração ultrarromântica. As duas estrofes têm por tema a morte, e os seus autores morreram na "Flor dos Anos".
( ) Os poemas 3 e 4 apresentam um tom épico e pertencem à fase nacionalista, cujos autores são conhecidos por poetas dos índios e dos escravos, representados nas imagens 1 e 2.
( ) A estrofe 5 pertence ao introdutor do Romantismo no Brasil. O eu lírico, criado pelo poeta, expressa suas emoções em relação à pátria.
( ) As estrofes 3 e 4 pertencem ao poeta representado pela imagem 3 e se integram à terceira fase do Romantismo pelo tom condoreiro e pela linguagem de exaltação aos feitos heroicos dos primeiros habitantes do Brasil.
( ) A estrofe 3 é de autoria do poeta baiano, reconhecido como o poeta dos escravos, e faz parte do poema Canção do Exílio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A) F – F – V – F – V
B) F – V – V – F – V
C) F – V – F – V – F
D) V – V – V – F – F
E) V – F – F – V – V

GABARITO

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