Parque Estadual do Biribiri - surpresa!
O Parque Estadual do Biribiri (PEBI) fica no município de Diamantina, na porção central da Serra do Espinhaço. O local é conhecido por ser reserva da Biosfera, contendo o bioma do Cerrado. O parque contém uma exuberante fauna e flora, onde há até espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, sussuarana, veado, sempre-vivas, orquídeas, bromélias, canelas-de-ema, dentre outras.
Quanto a geografia do local, há um afloramento rochoso, com 900 metros de altitude acima do nível do mar. Também há presença de fitofisionomia de campos rupestres como as sempre-vivas e canelas-de-ema.
Dados Gerais:
Municípios de abrangência: Diamantina
Bioma: Cerrado
Área: 16.999 hectares
Assista ao vídeo abaixo abaixo para conhecê-lo um pouco mais.
Biri em Tupyguarani significa buraco. A repetição da palavra faz menção a um “grande buraco”. Nome que era dado pelos índios, à região onde havia um grande acidente geológico, no qual justamente pelo potencial hidráulico, se instalou a fábrica de tecidos de Biribiri, que levou o nome do lugar. O Parque representa um dos principais atrativos naturais de Diamantina e região, tendo em seu interior diversas cachoeiras e trilhas com alto potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, diversos sítios arqueológicos pré-coloniais como os painéis de pinturas rupestres, e pós-coloniais, tais como o “Caminho dos Escravos” e várias ruínas. Estes vestígios de antigas populações complementam o patrimônio cultural de Diamantina.
Fonte: IEF - MG
Comentários
Postar um comentário