sexta-feira, 12 de novembro de 2021

7 ano - PET 4 _ português, Semana 6 - compreensão de texto

 Circuito fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro- negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 

RAMOS, Ricardo. In: Gil Neto , Antônio. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993. p. 82

1 - Como é o personagem do texto? Procure traçar o seu perfil (suas características, sentimentos, sexo, profissão, temperamento etc).

A personagem é um ser humano do sexo masculino, que trabalha muito; ela pode ter uma carreira que exige uso de roupa social - como terno e gravata -, podendo ser um diretor de filmes; o homem usa um veículo para ir ao trabalho; é viciado em cigarro; ele passa parte do dia a escrever; também gosta de ler jornal, revista. Assim que chega chega à empresa, consulta a caixa de entrada e saída do e-mail; está sempre preocupado com o tempo, pois olha sempre ao relógio.

2 - Que elementos do texto auxiliariam você a chegar a essas conclusões?

Os elementos são: Para a profissão: uniforme, e-mails, projetos de filmes, quadro-negro e giz; Para ansiedade: está sempre a olhar as horas no relógio; Para fumante inveterado: a cada tarefa realizada, para fumar;

3 - Como é o dia do personagem?

Ele saí cedo e somente retorna à noite, pois o dia da personagem é recheado de tarefas, a principal delas é fazer uso de cigarro, ficando as tarefas trabalhistas em segundo plano.

4 - Por que o personagem não tem nome?

a) Porque ele parece representar o homem moderno; portanto, pode ser qualquer um de nós.

b) Porque dar um nome a um personagem não é tão importante assim.

c) Porque, provavelmente, o autor se esqueceu de nomear o personagem.

d) Porque nem sempre um nome expressa a real intenção do (a) autor (a).

5 - Repare nas palavras cigarro e fósforo. O que a repetição dessas palavras significa? Marque a alternativa que não corresponde à realidade:

a) Estresse da personagem.

b) Ansiedade da personagem.

c) Falta de cuidado com a qualidade de vida.

d) Excesso de preocupação com a saúde.


6 - Este texto tem uma forma particular de organizar alguns elementos. Que sensação a forma de pontuar e paragrafar produz no leitor? Qual a relação entre ela e a vida do personagem?

A pontuação representa os pequenos intervalos que existem na vida do homem moderno, tão preocupados com os afazeres trabalhísticos do cotidiano que se esquece de dar uma longa pausa para o descanso; o texto é um monobloco, ou seja, formado por um único parágrafo, o que justifica o título de circuito fechado.

7 - Observe o início e o fim do dia do personagem. A escolha do título (Circuito fechado) se justifica:

a) pelo fato de não haver mais personagens na trama.

b) pela ideia de que os acontecimentos podem ser imprevistos.

c) pela monotonia e repetição dos dias, denunciando a tediosa vida moderna.

d) pelo hábito que as pessoas têm de viver conforme suas próprias vontades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...