sábado, 6 de novembro de 2021

PALAVRAS E LOCUÇÕES DENOTATIVAS

 


São assim chamadas por não se enquadrarem em nenhuma classe gramatical, ainda que outrora eram consideradas advérbios. Elas podem denotar:

 

1.      Afetividade: felizmente, infelizmente, ainda bem, que bom, etc.

Exs.: Felizmente não me machuquei. ainda bem que o orador foi breve.

 

2.      Designação ou indicação: eis, ei.

Exs.: Ei-lo ali. Eis o anel que lhe prometi.

 

3.      Exclusão: exclusive, menos, exceto, fora, salvo, tirante, senão, sequer.

Exs.: Voltaram todos, menos o André. Não me descontou sequer um Real. Ninguém, senão Jesus podia salvá-lo.

 

4.      Inclusão: inclusive, mesmo, ainda, até, ademais, alem disso, de mais a mais, etc.

Exs.: Eu também vou à festa. Levou-me para casa e ainda fizemos amor. Aqui falta tudo, até água. Ele fez todas as questões da prova, mesmo as difíceis.

 

5.      Limitação: só, apenas, somente, unicamente, etc.

Exs.: Só Jesus salva! Unicamente beijamos. Apenas um aluno teve boa nota.

 

6.      Palavra de Realce: cá, lá, só, é que, sobretudo, mesmo, embora.

Exs.: Eu me arranjo. entre nós, esta menina gosta de garota. É isso mesmo. Você é que não rebola para arrumar dinheiro. Veja que ironia. Vá embora daqui! Eu sei o que ela quis dizer quando passou a língua pelos lábios.

 

7.      Retificação: aliás, ou melhor, isto é, ou antes.

Exs.: – venha ao meio-dia, ou melhor, venha já. Aquele casal era japonês, aliás, descendente de japonês. Vá devagar, isto é, seja carinhoso. Disse a garota.

 

8.      Explanação: isto é, a saber, por exemplo.

Exs.: Gosto de três coisas, a saber: sexo, dinheiro e Rock in Roll. Fala tudo errado, isto é, desconhece as regras gramaticais.

 

9.      Situação: afinal, agora, então, mas.

Exs.: já que perdi a virgindade contigo, então, vamos morar juntos. Afinal, o que você achou do bebê? Mas você fez isso, meu filho.

 

1.      Classifique a denotação das seguintes das palavras tracejadas conforme o significado pragmático:

Dezoito anos

Iria acontecer. Dezoito anos, data para não esquecer. O pai preparou-lhe uma surpresa, aliás duas. O térreo está todo enfeitado, sobretudo a mesa, que continha as guloseimas para a festa. Filipe não estava na casa, havia saído a visitar uma tia que morava no bairro vizinho. Gostava de passar o tempo na cada da tia, a conversar com a prima Pâmela.

Sete horas da noite. Um número de pessoas se acomodava no térreo da casa. Cada um dos convidados trouxera um presente para o adolescente. O pai quis diferir-se de todos; trouxe dois presentes. Deixou um presente na mesa do térreo e acomodou o segundo no quarto do Filipe, afinal ele fazia dezoito anos.

O garoto chegou. Estava animado. Observava todos os convidados, isto é, principalmente as convidadas, sobretudo as debutantes que estavam deslumbrantes.

A prima chegara acompanhada da mãe. Trouxera dois presentes. Felizmente não estava acompanhada do pai. Esse sempre interferira no relacionamento de Pâmela e Filipe.

 

2.      Redação: continue a história acima, acrescentando até vinte linhas para concluir a história. (valor 5 pts).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...