sábado, 6 de novembro de 2021

Texto Descritivo

texto descritivo 

é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

Em outras palavras, o texto descritivo capta as impressões, de forma a representar a elaboração de um retrato, como uma fotografia revelada por meio das palavras.

Para tanto, alguns aspectos são de suma importância para a elaboração desse tipo textual, desde as características físicas e/ou psicológicas do que se pretende analisar, a saber: cor, textura, altura, comprimento, peso, dimensões, função, clima, tempo, vegetação, localização, sensação, localização, dentre outros.


Características

· Retrato verbal

· Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as frases

· Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas

· Utilização da enumeração e comparação

· Presença de verbos de ligação

· Verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado)

· Emprego de orações coordenadas justapostas

Estrutura Descritiva

A descrição apresenta três passos para a construção:

1. Introdução: apresentação do que se pretende descrever.

2. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.

3. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

Exemplo de texto descritivo:

“A árvore é grande, com tronco grosso e galhos longos”. É cheia de cores, pois tem o marrom, o verde, o vermelho das flores e até um ninho de passarinhos. O rio espesso com suas águas barrentas desliza lento por entre pedras polidas pelos ventos e gastas pelo tempo.

PUBLICIDADE

Tipos de Descrição

Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em:

Descrição Subjetiva: apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos são nos textos literários repletos de impressões dos autores.

Descrição Objetiva: nesse caso, o texto procura descrever de forma exata e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor, ou impressões subjetivas do emissor. Exemplos de descrições objetivas são os retratos falados, manuais de instruções, verbetes de dicionários e enciclopédias.
Exemplos

Descrição Subjetiva

“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” (O Primo Basílio, Eça de Queiroz)

Descrição Objetiva

"A vítima, Solange dos Santos (22 anos), moradora da cidade de Marília, era magra, alta (1,75), cabelos pretos e curtos; nariz fino e rosto ligeiramente alongado."

– “Precisamos estar conscientes da importância do cuidado ao meio ambiente”

– “Sabemos que o Brasil precisa de mudanças”

– “Tive bons professores, mas nem todo estudante tem esse privilégio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...