quinta-feira, 21 de abril de 2022

O que é o gênero resumo?

“Resumo é uma condensação fiel das ideias ou dos fatos contidos no texto". (Fiorin)

Resumir um texto é compreender o que se está lendo, é selecionar e reorganizar o conjunto das ideias mais importantes apresentadas no texto original, , de maneira breve e objetiva, sem criar um novo texto e sempre mantendo a coerência do conteúdo proposto Apesar de fazermos isso a todo momento, ao comentar a parte mais importante do capítulo da novela que assistimos ou ao citarmos apenas o assunto principal de uma entrevista ou jornal televisivo, esse é um trabalho que, na escrita, exige uma leitura eficaz, em que o leitor consiga identificar as palavras-chaves que representem a ideia central presente na estrutura de cada parágrafo.

Entre os tipos de resumos podem ser citados três tipos principais: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico. O resumo indicativo também pode ser denominado descritivo. Esse resumo é constituído de frases curtas, que descrevem as partes principais do texto, sem que dispensar a consulta do texto original.

O resumo informativo é um dos mais usados. Na elaboração desse resumo é incluído muito mais informações em relação ao anterior, tendo por finalidade suprir a leitura do texto original, informando ao leitor as ideias, os argumentos e conclusões do autor do texto original, mantendo-as coerentes e na sequência das ideais originais, sem perder a característica do gênero, a condensação.

Por último temos o resumo crítico, no qual segue as características do resumo informativo, no entanto se diferencia ao permitir ao leitor integrar suas próprias ideias, no final do seu resumo. Sem fugir do texto original, o resumista pode fazer uma crítica sob o conteúdo apresentado no texto, se limitando a não fazer citações. Em vista dessa característica, que permite ao leitor se posicionar a respeito do texto esse gênero pode ser facilmente confundido com a resenha crítica, a diferença entre eles se dá pela resenha poder expandir, buscando novas opiniões e citações de outros autores.

No entanto, o ensino equivocado da redação desse gênero e maus hábitos de leitura podem comprometer a base de um bom resumo, o entendimento das ideias principais. Enfim, redigir resumos não é difícil, mas necessita de uma leitura atenciosa. Habituar-se a fazer uma leitura proveitosa e selecionar as ideias principais exige treino por parte do leitor que irá fazer o resumo. Esse gênero textual pode ser visto, pelo aluno desde o ensino fundamental até o ensino superior, como um aliado prático para o estudo objetivo e econômico no tempo que permite uma aprendizagem eficaz se bem elaborado.

"CLASSIFICAÇÃO (NBR 6028) 1. RESUMO CRÍTICO:

Redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

CLASSIFICAÇÃO (NBR 6028) 2. RESUMO INDICATIVO: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

CLASSIFICAÇÃO (NBR 6028) 3. RESUMO INFORMATIVO: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

O que o autor (a) deve focar no Resumo?

Escrever sua apresentação de maneira realmente resumida, objetiva e clara na abordagem do conteúdo do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância. Deve ser escrito de forma impessoal, na terceira pessoa ou utilizando o verbo na voz ativa.

Impessoalidade: elaboração do texto utilizando-se de preferência a terceira pessoa no singular e verbo na voz ativa (sabe-se, entende-se, recomenda-se).

Mas, isso é algo que já foi definido por você no início do seu trabalho, lembrasse?

Já fez todo o seu trabalho na terceira pessoa ou na voz ativa, então, apenas vai fazer o mesmo no Resumo.

Qual a Formatação Resumo nas Normas da ABNT?

O Titulo no topo da página, respeitando a fonte escolhida pelo autor (a) desde o início do trabalho (Arial ou Times New Roman).

Tamanho da fonte 12, todo em maiúsculo, Negritado com alinhamento do texto Centralizado.

O texto fonte tamanho 12, sem recuo na primeira linha do parágrafo e o espaçamento entre linhas é simples.

Palavras-Chave

Após fazer o seu Resumo acrescente as palavras-chave que têm por objetivo dizer aos leitores do seu trabalho qual foi o foco principal dessa sua pesquisa.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras devem ser separadas por um espaço e ponto. Ex.:

Palavras-chave: Motivação. Conhecimento. Sucesso.

Assim, para auxiliá-lo nessa tarefa, segue abaixo passo a passo para realização de um resumo:

Leia atentamente o texto original: a leitura atenta e calma é muito importante para começar essa tarefa e assim se familiarizar com o tema ou o assunto que se trata. Não adianta passar os olhos e querer resumir qualquer informação. Se necessário, leia novamente. Aliás, um resumo pode ser mais longo (se for de um livro), médio ou curto.

Marque as principais ideias do texto: Depois de lido, você deverá marcar as ideias principais de cada parágrafo. Mas, cuidado para que não fique muito extenso. Por exemplo, se for fazer um resumo de um livro, fica impossível resumir cada parágrafo, por isso, pense em resumir os capítulos.

Sublinhe as palavras-chave: Da mesma forma que a etapa acima, você deve pensar nas principais palavras do texto para fazer o resumo. Todas elas devem fazer parte do texto produzido. Geralmente cada parágrafo apresenta uma palavra-chave.

Poder da síntese: sintetizar o texto pode não ser fácil, mas depois de organizar as principais ideias, escreva de modo claro e coeso. Fique de olho no tema e na conclusão oferecida pelo autor do texto.

Coesão e coerência: para que um texto seja considerado bom, a coesão e a coerência são dois recursos básicos e deveras importante na produção de textos. Assim, a coesão está intimamente relacionada com as regras gramaticais e o bom uso dos conectivos. Por isso, se não souber o significado de uma palavra procure no dicionário sua concepção ou evite usá-la. Por conseguinte, a coerência implica a lógica e o contexto em que está inserido o texto. Lembre que o resumo não é um emaranhado de frases soltas, ele precisa fazer sentido para o leitor.

Leitura final: Depois de produzido, é muito importante fazer uma leitura final do resumo e comparar se as ideias sublinhadas estão todas contidas no texto. Por isso, tenha cuidado com as ideias secundárias, o que pode tornar seu texto prolixo ou extenso. Para facilitar essa etapa, leia o texto em voz alta ou para um amigo. Se ele compreender tudo, o seu resumo está pronto.

Citar a fonte: É muito importante indicarmos de onde surgiu nosso resumo, ou seja, os dados do texto que estamos resumindo: autor, obra, páginas, capítulos, editora, ano de publicação, dentre outros. Geralmente esse tipo de informação é mais utilizada nos textos acadêmicos sendo chamada de bibliografia.

Para se realizar um bom resumo, é necessário ter em conta alguns aspetos, seguindo a seguinte ordem:

1. Ler calmamente todo o texto para descobrir do que se trata;

2. Reler uma ou mais vezes o texto, sublinhando frases ou palavras importantes;

3. Distinguir ideias principais de informações acessórias;

4. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes ideias do texto, por exemplo, "por causa de", "assim sendo", "além disso", "pois", "por outro lado", "do mesmo modo";

5. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um apresenta uma ideia diferente;

6. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, ou seja, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.

Resumo 1

Solo e bem acompanhada O segundo CD-solo de Paula Toller, SÓNÓS (Warner), é uma surpresa boa. Um disco autoral, mas que não soa Kid Abelha em nenhuma faixa. Seu mérito é apresentar compositores gringos importantes que são totalmente desconhecidos por aqui. O principal deles é Rufus Wainwright, que emprestou sua faixa “Vicious World” para a versão “Tudo se Perdeu”, de Paula Toller, a melhor do disco. De usual, a mesma e doce voz da diva de 44 anos. E, finalmente, sem desafinar!

Resumo 2

O conto "A terceira margem do rio", publicado no livro Primeiras Estórias, em 1962, de Guimarães Rosa que aborda a forte presença do regionalismo mineiro, além disso, busca demonstrar a invenção linguística com originalidade para melhor retratar a vida do homem ribeirinho presente na narrativa. Desse modo, Guimarães Rosa é um dos progenitores renovadores da língua literária, entre os autores brasileiros do século XX.

REFERÊNCIAS:

CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Texto & Interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. Editora Atual. 3ª Ed. rev. e ampl. São Paulo, 2009.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. Editora Atlas. 7ª Ed. São Paulo, 2010.
RODRIGUES, Janete de Páscoa. Introdução a metodologia científica – Módulo 1. Editora UFPI (Universidade Federal do Piauí). Teresina, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...