quinta-feira, 21 de abril de 2022

prova de português - 9º ano - 1º bimestre - com gabarito

 

Questão 01

Leia este trecho de uma reportagem sobre opinião. Observe as orações iniciadas pelas palavras em destaque.

O que há por trás daqueles que custam tanto a entender que suas crenças não têm por que ser as mesmas dos demais? Frequentemente, imaturidade emocional e pouca tolerância à frustração. [...] Querer ter razão é enfatizar o próprio ego, coisa que a maturidade emocional, psicológica e de pensamento transcende em prol da verdade ou razão em si. Nas redes sociais [...] somos testemunhas de discussões tão acaloradas como estéreis: “Muitas vezes, essas conversas estimulam lutas por poder nas quais ganha quem consegue convencer. Parece que respondemos a uma necessidade de que o outro escute e assuma nossa posição como certa — e, portanto, corrija a dele, que é a errada.

RIVAS, Silvia López. O alívio (e a paz mental) de não ter de opinar sobre tudo. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/smoda/2020-05-31/o-alivio-e-a-paz-mental-de-nao-ter-de-opinar-sobre-tudo.html>. Acesso em: 23 mar. 2021.

Há uma oração subordinada substantiva completiva nominal no trecho em que a palavra sublinhada

 

A) introduz uma informação para completar o verbo “entender”.

B) retoma o termo “coisa” para tratar de “maturidade emocional”.

C) se refere à palavra “parece”, completando o seu significado.

D) se liga ao substantivo “necessidade” por meio de preposição.

 

Questão 02

Observe os usos das preposições destacadas neste trecho de uma reportagem que trata de doação de órgãos.

Especialistas em transplantes têm a capacidade de transformar tragédias em esperança. Em 1992, quando os acidentes de trânsito mataram mais de 5.000 pessoas na Espanha, 43% dos doadores foram vítimas desses sinistros. Hoje, com um número em torno de 1200, os doadores desse tipo são cerca de 4% do total. Nos EUA, agora estão tentando obter algo positivo de um drama com dimensões epidêmicas.

MEDIAVILLA, Daniel. Por que a morte por overdose não deveria impedir a doação de órgãos. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/ciencia/1524590668_484806.html?rel=mas>. Acesso em: 23 mar. 2021.

Sobre as preposições destacadas, nota-se que há uma oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo em

 

A) “têm a capacidade de transformar tragédias em esperança”.

B) “os acidentes de trânsito mataram mais de 5.000 pessoas”.

C) “os doadores desse tipo são cerca de 4% do total”.

D) “algo positivo de um drama com dimensões epidêmicas”.

 

Questão 03

Leia este trecho de uma entrevista com a escritora Ana Maria Machado, observando os recursos utilizados por ela em sua resposta.

Como usar o livro na sala de aula?

Ana Maria Machado: Com muita paixão. Quando o trabalho é feito com gosto, fica fácil descobrir a melhor forma de envolver a turma. É possível analisar o contexto da história, fazer um júri simulado, uma dramatização, um debate... Tudo vai depender da realidade de cada turma. Na Inglaterra existe um programa muito interessante. Num determinado horário, toda a comunidade escolar do porteiro à diretora para o que está fazendo para ler. Cada um escolhe o assunto que quiser, ficção ou não-ficção. Quando acaba esse tempo, tudo volta ao normal.

RAMALHO, Priscila. Entrevista com Ana Maria Machado. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/955/entrevista-com-ana-maria-machado>. Acesso em: 25 mar. 2021.

Entre os recursos usados pela entrevistada em sua resposta, nota-se

 

A) a comparação da realidade dos leitores do Brasil e da Inglaterra.

B) a indicação dos horários mais adequados para praticar a leitura.

C) a opinião de que quanto mais uma pessoa lê, mais esperta fica.

D) a sugestão de atividades para serem desenvolvidas na escola.

 

Questão 04

Leia este trecho de texto, identificando o ponto de vista adotado por sua autora.

O Brasil é aquele país que tem horror à fome, à ideia da fome, à possibilidade da fome. Não suporta pensar na sua proximidade: sabe que ela devasta o corpo, a dignidade, a vida. Mas o Brasil é também o país que está totalmente acostumado à sua presença, seja de forma real ou mediada: ela está no rapaz circulando perto dos carros e segurando um cartaz pedindo comida; na criança magra vista na matéria da revista; na campanha de arrecadação de alimento que mostra a família, de preferência nordestina, em frente a um casebre.

MORAES, Fabiana. Nos escandalizamos com a fome, mas sabotamos as possíveis soluçõesDisponível em: <https://theintercept.com/2021/03/23/nos-escandalizamos-com-a-fome-mas-sabotamos-as-possiveis-solucoes/>. Acesso em: 26 mar. 2021.

De acordo com as informações contidas no texto, a fome no Brasil é

 

A) um problema social enfrentado pelos estados do Nordeste brasileiro.

B) um produto da má distribuição de renda e da ineficácia dos políticos.

C) uma realidade que causa horror, mas com a qual se está acostumado.

D) uma situação vivenciada por quem trabalha entre carros no trânsito.

 

Questão 05

Leia este trecho de uma entrevista feita pelo jornalista Murilo Roncolato com a pesquisadora Natália Neris, atentando ao tema abordado por eles.

Murilo: A disseminação de mensagens de ódio [...] acontece de forma mais evidente na internet ou a rede apenas espelha o que já está presente proporcionalmente fora dela?

Natália: A sociedade brasileira é machista, racista, homofóbica e transfóbica e a internet acaba por espelhar nossas relações sociais que são permeadas por conflitos, por violência. O que talvez ocorra no espaço virtual é que, dada sua configuração, a sensação do anonimato e talvez da não responsabilização faça com algumas pessoas se manifestem de forma mais agressiva e de forma mais frequente ou que não filtrem tanto o que vão dizer, por exemplo, no calor de uma discussão. Além disso, o fato de essas manifestações ficarem registradas potencializa a sua visibilidade, até mesmo porque elas podem ser facilmente apreciadas e compartilhadas por outras pessoas.

Disponível em: <https://www.internetlab.org.br/pt/desigualdades-e-identidades/odio-na-internet-entrevista-com-natalia-neris/>. Acesso em: 25 mar. 2021.

De acordo com as informações apresentadas na entrevista, percebe-se que seu tema

 

A) corresponde ao que a maioria dos brasileiros acredita ser adequado quanto aos usos da internet.

B) está relacionado com o discurso de ódio, muitas vezes entendido como “liberdade de expressão”.

C) explora as diferentes opiniões sobre o comportamento machista da sociedade, como “transfobia”.

D) se limita àquilo que é postado em redes sociais, sem que haja relação com a vida em sociedade.


Gabarito

Questão

1

D

 

Questão

2

A

 

Questão

3

D

 

Questão

4

C

 

Questão

5

B

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...