quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Atividade de língua portuguesa - gênero lei: direitos autorais



Entenda os motivos da famosa briga por direitos autorais entre a MARVEL e a FOX!

Nos últimos meses, houve uma crescente preocupação entre os fãs de que a Marvel porá de lado o Quarteto Fantástico e os X-Men para dar mais ênfases nos grupos os quais possui os direitos cinematográficos – como os Vingadores, os Inumanos (que se tornaram foco na segunda temporada da série Agents of S.H.I.E.L.D., e ganharão um filme em 2019), os Guardiões da Galáxia (filme este que foi um estrondoso sucesso em 2014, rendendo uma continuação, que será lançada em 2017), e o Homem-Aranha, atualmente compartilhado com a Sony. Enquanto não temos noção da veracidade desses rumores, é evidente que a Marvel está fazendo todos os esforços para diminuir essas duas franquias em relação a mercadorias. Há uma notável falta de representação dos X-Men e do Quarteto Fantástico em jogos, brinquedos, roupas, e outros produtos licenciados. Isto é motivo de preocupação, já que são os fãs da Marvel que mais sofrem com isso.

Esse problema foi destacado essa semana, quando uma famosa empresa de colecionáveis singapurense chamada XM Studios revelou que foi pedida para “dar uma parada brusca na produção de colecionáveis de todo e qualquer personagem dos X-Men”. Isso fez com que a empresa tivesse de dar fim a diversos produtores que estavam em desenvolvimento, incluindo uma estátua do soldado mutante cibernético Cable, e um diarama titânico representando os X-Men em uma batalha épica contra um Sentinela. A empresa também confirmou que o Quarteto Fantástico se encontra fora de seus limites. É uma grande perda, considerando o histórico de ótimos colecionáveis, como este:


A XM não é a única empresa afetada por essa crescente proibição vinda da Marvel envolvendo os mutantes. Empresas como Diamond Select Toys, Topps, Kotobukiya e Sideshow Collectibles também receberam limitações sobre quais franquias e personagens eles podem usar. Jogos como Disney Infinity 2.0, e os recentes jogos para móveis “Marvel: Future Fight” e “Marvel Mighty Heroes”, encontram-se totalmente livres de membros honorários dos X-Men e do Quarteto Fantástico.

Uma das únicas exceções é o jogo “Marvel Avengers Alliance”, e o jogo para computador “Marvel Heroes”, que conta com 47 personagens, sendo muitos deles mutantes. É esperado que esta restrição não chegue ao jogo, já que a empresa lançará, ainda essa semana, o Doutor Destino, e, mais futuramente, a Lince Negra. Infelizmente, nenhum personagem dos mutantes e do Quarteto apresenta uniformes/visuais baseados nos filmes, por questões contratuais; entretanto, todos os personagens do Universo Cinematográfico ganharam visuais diferentes.

As roupas foram feitas para divulgação do filme. Junto delas, foi lançado o Visão, o modo de jogo Ultron, uma refinação nas habilidades do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra, e uma reformulação total da Feiticeira Escarlate. A empresa também não pode recriar o rosto dos atores, por isso a imensa diferença facial, evidente em alguns, como Thor e Gavião. É esperado que, na estreia do filme “Homem-Formiga”, o personagem seja liberado no jogo. Tudo parte do marketing da Marvel.


A Marvel tocou bem pouco no assunto. Entretanto, o editor executivo Tom Brevoort abordou essa questão ao ser questionado sobre a falta de produtores envolvendo as duas franquias. Brevoort retorquiu:

“Se você tivesse duas coisas, e você recebe 100% do lucro da coisa que você põe todo seu esforço, e recebe muito pouco da segunda coisa, mesmo que com o mesmo esforço da primeira, é lógico que você concentraria fortemente na primeira coisa, não é?”

Financeiramente, é difícil contra-argumentar isso. Graças aos termos do contrato com a 20th Century Fox, a Marvel ganha somente cerca de 5% dos lucros das duas franquias (X-Men e Quarteto Fantástico). Junte isso ao fato de que também ganham pouco de todo produto licenciado ligado a essas franquias, e temos o porquê da Marvel apresentar tanto desinteresse em produzir itens deles. É por isso que não tivemos uma linha de brinquedos inteiramente dedicada para um filme dos X-Men desde 2009, e porque não teremos muitos produtos no verão americano (inverno, para nós).

Filmes de super-heróis são negócios lucrativos, mas isso é mais do que somente os filmes. Um filme de super-herói que arrecada 500 milhões de dólares pode gerar milhões ou até bilhões em produtos licenciados. É um “loop de feedback”, onde os jogos de videogames, figuras de ação e brinquedinhos de fast foods (como os do Mcdonalds) servem para gerar mais e mais “hype” para o filme e, consequentemente, uma venda ainda maior desses produtos.


(...)


Vocabulário:

Diarama: suporte que contém réplica de personagem.
“Hype”: É a promoção exagerada de uma pessoa, produto ou ideia.

“Loop de feedback”: ciclo de retorno sobre promoção de um produto, de uma ideia.

1) De acordo com o texto, para evitar a caracterização de um produto de uma empresa com outro de diferente companhia, há estratégias de produção que preservam os direitos autorais cinematográficos. Como isso acontece?

a) Uma empresa de brinquedos, por exemplo, cria uma linha de passatempo inteiramente dedicada para um filme dos X-Men.

b)  A empresa Fox teve que dar fim a diversos produtores que estavam em desenvolvimento.

c) Há uma notável falta de representação dos X-Men e do Quarteto Fantástico em jogos, brinquedos, roupas, e outros produtos licenciados.

d) A empresa não pode recriar o rosto dos atores, por isso a imensa diferença facial, evidente em alguns, como Thor e Gavião.

2) Pela leitura do texto, percebemos que a Marvel e a Fox são “parceiras”. Em que fragmento abaixo isso se comprova.

a “É por isso que não tivemos uma linha de brinquedos inteiramente dedicada para um filme dos X-Men desde 2009”.

b “Uma das únicas exceções é o jogo “Marvel Avengers Alliance”, e o jogo para computador “Marvel Heroes”, que conta com 47 personagens, sendo muitos deles mutantes”.

c “Graças aos termos do contrato com a 20th Century Fox, a Marvel ganha somente cerca de 5% dos lucros das duas franquias (X-Men e Quarteto Fantástico) ”.

d "Os recentes jogos para móveis “Marvel: Future Fight” e “Marvel Mighty Heroes”, encontram-se totalmente livres de membros honorários dos X-Men e do Quarteto Fantástico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...