sábado, 20 de agosto de 2022

Prova de Língua Portuguesa - 3º ano do EM - barroco, crônica, figuras de linguagem, forma verbal, humanismo, renascimento

 Antes de iniciar a avaliação, leia atentamente as seguintes instruções:

1.   A avaliação contém __14__ questões objetivas.

2.   Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de resposta, obrigatoriamente, uma única alternativa com caneta de tinta preta ou azul.

3.   Questões em branco, rasuras, respondidas a lápis, ou com mais de uma marcação não serão consideradas.

4.   Utilizar ou tentar utilizar de qualquer meio fraudulento, implicará na anulação da avaliação.

5.   Não é permitido a utilização de qualquer aparelho eletrônico ou de comunicação.

6.   Ao finalizar, o aluno deverá entregar ao professor a avaliação e o seu cartão de resposta devidamente preenchido e assinado.

7.   O tempo destinado para realização desta avaliação é de __ minutos.

 

 QUESTÃO 1 (CENTEC – BA) Não é característica do Barroco a:

 

A) preferência pelos aspectos científicos da vida.

B) tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.

C) angústia diante da transitoriedade da vida.

D) preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

E) intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.

 

QUESTÃO 2 (UFRGS – RS) Quanto ao período Barroco e seus representantes na literatura colonial brasileira, é correto afirmar que

 

A) os sermões de Antônio Vieira apresentam uma retórica complexa pela exuberância de imagens e pelos postulados morais e religiosos.

B) a obra de Gregório de Matos se distingue pela sua unidade temática, expressa por um tom satírico.

C) a poesia irreverente de Gregório de Matos satiriza diferentes tipos sociais, exceção feita aos representantes da Igreja.

D) o predomínio dos valores transcendentais, motivados pela Reforma, marca o estilo barroco da obra de Vieira.

E) Gregório de Matos se ateve ao uso da língua culta da Metrópole, ao contrário de Vieira, que utilizou termos indígenas, africanos e populares.

  

QUESTÃO 3. (UFAM) Leia agora o início da crônica “O Vassoureiro”, de Rubem Braga, antes de responder às questões que a ela se referem.

Em um piano distante alguém estuda uma lição lenta, em notas graves. De muito longe, de outra esquina, ouve-se também o som de um realejo. Conheço o velho que o toca, ele anda sempre pelo meu bairro; já fez o periquito tirar para mim um papelucho em que são garantidos 93 anos de vida, muita riqueza, poder e felicidade.

Ora, não preciso de tanto. Nem de tanta vida, nem de tanta coisa mais. Dinheiro apenas para não ter as aflições da pobreza; poder somente para mandar um pouco, pelo menos, em meu nariz; e da felicidade um salário mínimo: tristezas que possa aguentar, remorsos que não doam demais, renúncias que não façam de mim um velho amargo.

Joguei uma prata da janela, e o periquito do realejo me fez um ancião poderoso, feliz e rico. De rebarba me concedeu 14 filhos, tarefa e honra que me assustam um pouco. Mas os periquitos são muito exagerados, e o costume de ouvir o dia inteiro trechos de óperas não deve lhes fazer bem à cabeça. Os papagaios são mais objetivos e prudentes, e só se animam a afirmar uma coisa depois que a ouvem repetidas vezes.

Enquanto isso – oh! – Chiquita, a pequenina jabota, passeia a casa inteira, erguendo com certa graça o casco pesado sobre as quatro patinhas tortas, e espichando e encolhendo o pescoço curioso, tímido e feio.

Nunca diz nada, o que é pena, pois deve ter uma visão muito particular das coisas.

 

Assinale a figura de linguagem que perpassa o texto e que pode ser observada de modo mais explícito nos dois últimos parágrafos:

 

A) hipérbole

B) antítese

C) gradação

D) metonímia

E) ironia

 

Questão 04. Metáfora e ironia são alguns dos recursos utilizados pelos autores na elaboração de textos literários. Esses recursos são classificados como

 

A) narrativa.

B) discurso indireto.

C) literatura fantástica.

D) figuras de linguagem.

 

Questão 05. 


Receita de mulher


As muito feias que me perdoem

Mas beleza é fundamental. É preciso

Que haja qualquer coisa de flor em tudo isso

Qualquer coisa de dança, qualquer coisa de

[haute couture*

Em tudo isso (ou então

Que a mulher se socialize elegantemente em azul,

[como na República Popular Chinesa).

Não há meio-termo possível. É preciso

Que tudo isso seja belo. É preciso que súbito

Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas

[pousada e que um rosto

Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no

[terceiro minuto da aurora.

Vinicius de Moraes.

* “haute couture”: alta costura.


(Fuvest – SP) Tendo em vista o contexto, o modo verbal predominante no excerto e a razão desse uso são:

 

A) indicativo; expressar verdades universais.

B) imperativo; traduzir ordens ou exortações.

C) subjuntivo; indicar vontade ou desejo.

D) indicativo; relacionar ações habituais.

E) subjuntivo; sugerir condições hipotéticas.

 

 Questão 06. (EMESCAM – ES) A forma verbal sublinhada só está adequada na opção:

 

A) Se eu reavesse todo o dinheiro que perdi na bolsa de valores, estaria hoje com mais de um milhão de reais.

B) Se nós dispormos, até o final do ano, de algum dinheiro extra, compraremos um carro novo.

C) Para evitar aborrecimentos, eu não intervi na discussão sobre futebol.

D) Se nós revirmos os nossos planos para o próximo ano, estaremos sendo precavidos.

E) Por favor, se você prever alguma oportunidade de emprego, avise-me.

 

Questão 07.

As pessoas que admitem, por razões que consideram moralmente justificáveis, a eutanásia, o fato de acelerar ou mesmo de provocar a morte de um ente querido, para lhe abreviar os sofrimentos causados por uma doença incurável ou para terminar a existência miserável de uma criança monstruosa, ficam escandalizadas com o fato de que, do ponto de vista jurídico, a eutanásia seja assimilada, pura e simplesmente, a um homicídio.


Supondo-se que, do ponto de vista moral, se admita a eutanásia, não se atribuindo um valor absoluto à vida humana, sejam quais forem as condições miseráveis em que ela se prolonga, devem-se pôr os textos legais em paralelismo com o juízo moral? Seria uma solução perigosíssima, pois, em direito, como a dúvida normalmente intervém em favor do acusado, corre-se o risco de graves abusos, promulgando uma legislação indulgente nessa questão de vida ou de morte. Mas constatou-se que, quando o caso julgado reclama mais a piedade do que o castigo, o júri não hesita em recorrer a uma ficção, qualificando os fatos de uma forma contrária à realidade, declarando que o réu não cometeu homicídio, e isto para evitar a aplicação da lei. Parece-me que esse recurso à ficção, que possibilita em casos excepcionais evitar a aplicação da lei – procedimento inconcebível em moral –, vale mais do que o fato de prever expressamente, na lei, que a eutanásia constitui um caso de escusa ou de justificação.

Perelman, Ética e Direito.


(Ufscar – SP) Assinale a alternativa em que está empregado o mesmo modo verbal de "se admita a eutanásia."

 

A) que admitem

B) para lhe abreviar

C) sejam quais forem

D) devem-se pôr os textos legais

E) seria uma solução perigosíssima

  Questão 08. (IFC – SC)

A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. Além da comunicação. Por meio de gestos você pode fazer alguém entender o que você quer. Mas muitas vezes o corpo mostra sinais que indicam o que você está pensando ou sentindo sem que você perceba. É que o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos sem nos darmos conta.

Disponível em: <https://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/113/artigo265382-1.asp>. Acesso em: 9 out. 2012.

A partir da leitura do texto acima assinale a alternativa correta:

 

A) As sensações humanas são dissociadas do corpo e da mente.

B) O corpo e a mente agem independentes um do outro.

C) A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal.

D) A mente não é responsável pelos sentimentos e nem pelos pensamentos.

E) A linguagem corporal não é uma forma de comunicação verbal.


Questão 09.
NANI. Ruídos na comunicação. Disponível em: <https://www.nanihumor.com/2013/05/ruidos-na-comunicacao.html>. Acesso em: 4 jul. 2016.

 

Assinale a alternativa que corresponde à situação cotidiana representada nesse cartum.

 

A) O desejo de um padrão de vida superior.

B) A falha na comunicação humana.

C) Os problemas da vida moderna resultantes do uso constante da tecnologia.

D) A impossibilidade da comunicação oral em lugares públicos com muito barulho (ruído).

 Questão 10

Texto 2

Disponível em: <http: humordaterra.com/2011/02/07/tira-do-trabalho-2/>. Acesso em: 8 jan. 2012.

 

O sentido da tira pode ser constituído pela harmonia entre a linguagem verbal e a não verbal. Observando a linguagem não verbal do Texto 2, pode-se afirmar que o(s)

 

 A) funcionário responsável pela qualidade demonstra ter inteligência e domínio do assunto tratado.

B) faxineiro da empresa tem iniciativa e os outros são funcionários graduados na empresa.

C) três funcionários graduados estão determinados a resolverem o problema.

D) funcionários estão desanimados com a dificuldade em resolver o problema.

 

 Questão 11. (PUCPR). Leia o texto a seguir.

As línguas são fascinantes. Não há aspecto delas que não nos maravilhe, seja sua enorme complexidade estrutural e social, seja sua imensa heterogeneidade, seja ainda o fato de que são realidades com história. Mudam constantemente no eixo do tempo, e essas mudanças não se dão nem para melhor, nem para pior; as línguas não melhoram, mas também não decaem – elas simplesmente mudam.

Por outro lado, as línguas estão intimamente atadas às dinâmicas histórico-políticas e às construções imaginário-ideológicas das sociedades em que são faladas. Em outros termos, as línguas não existem em si e por si; elas não são entidades autônomas – as línguas são elas e seus falantes; elas e as sociedades que as falam.

FARACO, Carlos Alberto. História sociopolítica da língua portuguesa. São Paulo: Parábola, 2016, p.9.

 

Aborda-se, no texto, a natureza das línguas, expondo que

 

 A) as línguas mudam e estão intrinsecamente relacionadas aos falantes e às sociedades.

B) a complexidade estrutural da língua dificulta a aprendizagem dos idiomas.

C) as línguas são estruturadas por regras estáveis e complexas definidas pelos falantes.

D) a história, a sociedade e os falantes determinam a homogeneidade das línguas.

E) as mudanças linguísticas são determinadas pela própria língua.

 

Questão 12. Fato importante durante o Renascimento, as ____________ levaram os europeus a terras que não haviam explorado antes. Um dos fatores que colaborou nesse processo isso foi o desejo de expansão do ____________. Portugal, um dos países pioneiros nesse processo, espalhou sua língua e sua ____________ por diversos lugares por onde passou, inclusive no território que hoje se chama ____________ .

As expressões que completam corretamente as lacunas são, respectivamente,

 

A) Cruzadas – território – moeda – América do Sul

B) Grandes navegações – modo de vida europeu – filosofia – América

C) Caravelas – imperialismo – filosofia – América do Sul

D) Cruzadas – território – corte – América Latina

E) Grandes Navegações – comércio – cultura – Brasil

 

Questão 13. (FGV – SP) Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação seguinte:

O movimento desenvolveu-se no apogeu político de Portugal; consiste numa concepção artística baseada na imitação dos modelos clássicos gregos e latinos. Nele, o pensamento lógico predomina sobre a emoção, e a estrutura da composição poética obedece a formas fixas, com a introdução da medida nova, que convive com a medida velha das formas tradicionais.

Trata-se do:

 

A) Modernismo.

B) Barroco.

C) Romantismo.

D) Classicismo.

E) Realismo.

 

 Questão 14. (UFV – MG) Sobre José de Anchieta, é INCORRETO afirmar que

 

A) cultivou especialmente os autos, buscando, na alegoria, tornar mais acessíveis às mentes indígenas os conceitos e os dogmas do cristianismo.

B) no teatro, o “Auto de São Lourenço” destaca-se como obra catequética de influência medieval.

C) na poesia lírica encontram-se suas mais belas composições, expressivas de uma fé profunda.

D) apesar de pautada na língua e na cultura do índio, sua produção literária não se caracteriza como literatura já tipicamente brasileira.

E) sua obra teatral, marcadamente alegórica e antirreligiosa, moldou-se nos padrões renascentistas

 

Questão 15. Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:

 

A) Compôs peças de caráter sacro e satírico.

B) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.

C) Escreveu a novela Amadis de Gaula.

D) Só escreveu peças em português.

E) Representa o melhor do teatro clássico português.

 

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