quarta-feira, 19 de outubro de 2022

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - MINICONTO EM SALA DE AULA

PROFESSOR (A),


Nesse caderno, você encontrará uma sequência didática (SD), isto é, conjunto de atividades sobre práticas de produção textual e ensino que foram elaboradas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como gênero discursivo base o miniconto.

Em conformidade às novas metodologias de ensino, assumimos aqui um compromisso de desenvolver atividades em consonância às habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e tendo como objetivos o reconhecimento de textos narrativos ficcionais, suas diferentes formas de composição, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a variedade linguística empregada; a identificação do enredo, o foco narrativo e a percepção de como se estrutura a narrativa dos diferentes gêneros, assim como os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero; trataremos também da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), além dos processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.



Desse modo, privilegiamos uma abordagem sócio-interativa no processo de ensino e aprendizagem tem-se a centralidade na leitura e compreensão de texto, assim como o contexto de leitura e de produção. Durante a aplicação da SD, é muito importante:

➢ analisar as leituras dos alunos em função dos objetivos da sequência que é a análise semiolinguística de minicontos;

➢ escolher atividades que não privilegie apenas aspectos gramaticais, mas que envolvam a sócio-interação, valorizando assim a interação sócio-discursiva em que a SD for aplicada;

➢ elaborar um trabalho mais aprofundado e com intervenções diferenciadas no que diz respeito às dimensões mais problemáticas do gênero discursivo em pauta.



Assim, esperamos que essa sequência didática propicie um estudo mais sócio-interacionista do gênero discursivo minicontos, destacando as suas dimensões ensináveis e usuais como o contexto de produção, os aspectos discursivos e os aspectos linguísticos.

Desejamos a você sucesso ao realizar essa atividade.

Boa aula,

Os Autores.

Esta sequência de atividades foi escrita para você visando aprimorar a sua leitura e compreensão textual, assim como a sua compreensão sobre os aspectos discursivos e linguísticos de um gênero discursivo. Troque ideias com um colega e observe os conhecimentos que ele possui sobre o gênero miniconto. Troque experiências sobre o assunto e depois socialize com a turma.

Atenção: é provável que você tenha algumas dúvidas durantes as aulas sobre o gênero discursivo miniconto, afinal, o frequente em livros didáticos e atividades avaliativas. Todavia, não deixe de expô-las ao seu professor (a), pois somente por meio de sua comunicação será ajudá-lo da melhor forma possível. Esperamos que por meio dessa interação a sua aprendizagem possa ser ainda melhor e você possa se familiarizar com o miniconto.

Um abraço,

Os Autores.



AULA 1.

GÊNERO DISCURSIVO: miniconto

ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.

DURAÇÃO: 50 minutos

Em mesa redonda, professor(a), converse com os alunos.
Você se lembra de ter lido algum miniconto[1]? Qual?
Caso a resposta do aluno seja positiva, realizar uma breve discussão sobre o miniconto lido.
⇌ Agora, leia o texto abaixo.

“Meninos, não mexam na comida antes de orarmos. Deem as mãos e agradeçam pelo alimento. Podem retirar a mordaça dele: a súplica realça o sabor.”

Rodrigo Chama. in.: https://contehistorias.com/2016/11/06/conto-12-microcontos-de-terror/

1. Do que se trata o texto?
De um jantar em família
2. Em que local pode estar ocorrendo as cenas? Por quê?
Na mesa de jantar da família. O fato de darem as mãos e orarem é um costume tradicional de um jantar em família.
3. Por que há um personagem amordaçado?
Pois a família é constituída de canibais.
4. De quem é a fala “Meninos, não mexam na comida antes de orarmos”. Por quê?
Da mãe ou do pai, pois são aqueles que geralmente exercem a função de chefes da família.
5. E o espaço em que ocorre o desenrolar das cenas, é amplo ou limitado?
Limitado, pois ocorre em uma mesa de jantar, provavelmente na residência dos personagens.
6. O tempo em passa a narrativa é amplo ou reduzido?
Reduzido, como comprovado pelos verbos no presente.

Dessa discussão principal poderão surgir outros fatores dignos de reflexão, a serem considerados pela turma e pelo professor de maneira conjunta. Findada essa primeira etapa, elucidar, com a ajuda dos alunos que se lembrarem, quais são as características do gênero miniconto, bem como o porquê do texto lido ser considerado como um exemplificar do gênero.

AULA 2

GÊNERO DISCURSIVO: miniconto

ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.

DURAÇÃO: 50 minutos

EF69LP47 : Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

ত PRÁTICA LEITORA NO MUNDO DE MINICONTO ত

Com auxílio de um(a) professor(a), responda.

Você conhece o miniconto “Dinossauro”?
Resposta pessoal.
Você sabia que “Dinossauro” é um dos minicontos mais famosos do mundo?
Resposta pessoal.

Agora, leia-o. ☁️
Dinossauro
Quando acordou, o dinossauro ainda estava ali.

MONTERROSO, Augusto. A ovelha negra e outras fábulas. Trad. de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Record, 1983

4. Quem o escreveu?
Augusto Monterroso.
5. Você considera que esse miniconto é uma narrativa que contém princípio, meio e fim?

Sim, com a diferença de que grande parte da narrativa não é contada ao leitor de forma direta. Tomemos o conto lido como base, por exemplo. O conto tem seu início com o despertar do personagem, seu meio com a observação que ele realiza pelos aposentos ao acordar e seu final com a constatação de que o dinossauro ainda estava ali. Nisso, é possível concluir também que não é a primeira vez que ele se depara com a criatura, o que abre espaço para uma narrativa ainda mais profunda.
6. Após essa pequena atividade, discutir com os alunos quais são as conclusões preliminares que eles possuem acerca do gênero.

AULA 3
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos

ATIVIDADE: Produzindo minicontos com o objetivo de estimular o domínio da língua escrita e a criatividade.
Separe a turma em três grupos.
Leia os minicontos abaixo.

☁️ Miniconto 2: FIM

Corpos se separam.
Ofegantes ainda.
E distantes para sempre.
                        Marcelino Freire 

A. Qual é o assunto do miniconto?
O fim de um relacionamento.
B. Há quantas personagens nessa narrativa?
Dois: o casal.
C. Que tipo de narrador há no texto?
Narrador-observador.

Miniconto 3: ARRUDA
Se for o Capeta,
diz que eu tô no banho.
                                    Marcelino Freire ु


A. Qual é o assunto do miniconto?[T1]
Há quantas personagens nessa narrativa?
3: o personagem principal, seu interlocutor, e o capeta?[T2]
Que tipo de narrador há no texto?
Narrador-personagem.

എ Miniconto 2: PAIXÃO
Ela, 46. Ele, 21. Uau!
Só se reviram - fula, lívido -,
fúnebres, no aborto.
                            Marcelino Freire എ

A. Qual é o assunto do miniconto?
O relacionamento entre duas personagens de idades destoantes, e o subsequente aborto do filho do casal.
B. Há quantas personagens nessa narrativa?
Três: o casal e o feto.
C. Que tipo de narrador há no texto?
Narrador-observador.

Agora, faça a composição de minicontos, com características semelhantes às identificadas no miniconto analisado pelo grupo. Eles devem conter uma narrativa curta com até 140 caracteres (excluindo-se o título, quando houver). Após a produção, postá-los em um perfil do Twitter ou Facebook.

AULA 4
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos
ATIVIDADE: Apresentação dos minicontos produzidos pelo grupo na aula anterior e discussão sobre o fazer literário pelo miniconto, mediada pelo professor.

Os alunos deverão realizar suas apresentações de maneira dinâmica. Ao final da discussão, a turma deverá eleger o melhor miniconto, que será premiado com uma publicação no facebook[2] da escola.

AULA 5
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos
ATIVIDADE: Discutir os elementos narrativos através de minicontos.

A MORTE
O assalto. A perseguição. O tiroteio. A bala. O sangue. O hospital. A maca. Os médicos. O medo. A morte. O túnel. A luz. A ida. O adeus. O fim.
                                                                        Amanda Machado Reis

TRAGÉDIA
O sonho. A realização. A mala. O aeroporto. O avião. O momento. A altura. O friozinho. O aviso. O medo. O grito. O silêncio. A saudade.
                                                                                    Dileane Paula Silva

Separar a turma em dois grupos, cada um responsável por um dos minicontos. Solicitar que cada grupo identifique os elementos narrativos presentes em cada um dos minicontos, sendo eles:
· Apresentação;
No primeiro conto, o assalto e a perseguição sofrida pelo personagem; no segundo, a descoberta de que o sonho do personagem seria realizado.
· Complicação;
No primeiro conto, o tiroteio e o ferimento sofrido pelo personagem; no segundo, a preparação e a viagem de avião.
· Clímax;
No primeiro conto, o encaminhamento do personagem ao hospital e a tentativa dos médicos de o salvarem; no segundo, o aviso e o subsequente acidente de avião sofrido pelo personagem.
· Desfecho.
Em ambos, a morte do personagem principal.

AULA 6:
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos
ATIVIDADE: teatralizar um miniconto com o objetivo de desenvolver a expressão oral e cênica dos alunos.

Forme um grupos de três alunos, no máximo. Escolha um miniconto do livro Os cem menores contos brasileiros do século. Leia o texto. Em trio, faça uma pequena dramatização do miniconto.

AULA 7:
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos
ATIVIDADE: discutir a teatralização dos minicontos, em um debate realizado em sala, de forma a discutir o processo de adaptação do gênero, e de que maneira ocorre essa transição.

Após a dramatização, é importante que seja realizado um debate com os alunos, discutindo os elementos da dramatização, partindo das seguintes questões:

Ao dramatizar os minicontos, foi necessário realizar alguma espécie de adaptação? Por quê?

Resposta pessoal.
Independente da resposta à questão anterior, levar os alunos a considerar a plenitude do miniconto;
Pode ele ser considerado uma narrativa plena?
Sim, pois nele são encontrados todos os elementos narrativos.
Se adaptado para outro gênero, tal plenitude dependeria também de outros fatores? Tais como?
Sim, uma vez que muito da narrativa do miniconto é inferida, o que não funciona numa teatralização.
Em sua opinião, há algo que se perde no miniconto ao adaptá-lo para outro gênero? Por quê?
Sim, a capacidade do miniconto de determinar que parte de sua narrativa seja inferida pelo leitor.
Com isso, pretende-se que o aluno pense também na funcionalidade do miniconto como gênero, bem como naquilo que o torna o que é, principalmente por meio do último tópico de discussão.

AULA 8:
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos
ATIVIDADE: produção de minicontos baseados em narrativas famosas do cinema, da televisão ou da literatura.

Iniciar a aula apresentando aos alunos os seguintes minicontos, e ressaltando que todos eles são baseados em narrativas famosas da cultura geral:

Garoto com cicatriz é um bruxo (Harry Potter).
Ogro salva princesa, que também é um ogro (Shrek).
Cartas secretas enviadas, relação falsa começa (Para todos os garotos que já amei).
Homem recria dinossauros, as coisas dão errado (Jurassic Park).
Equipe de heróis luta contra deus nórdico (Vingadores).


Pedir que os alunos tentem adivinhar quais são as obras referenciadas pelos minicontos.
Respostas em parênteses.
Após essa primeira etapa, solicitar que os alunos também criem seus próprios minicontos, que deverão ser apresentados para a turma, que tentará adivinhar também as obras nas quais eles se baseiam.

AULA 9:
GÊNERO DISCURSIVO: miniconto
ETAPA: 9º ano do Ensino Fundamental II.
DURAÇÃO: 50 minutos
ATIVIDADE: produção final de minicontos.

Solicitar que os alunos produzam minicontos de temática livre, como conclusão da sequência didática sobre o gênero.
As produções finais serão compiladas em pequenos livretos virtuais que serão distribuídos para a comunidade escolar. Será realizada também a impressão de um exemplar do livreto para cada aluno.

BIBLIOGRAFIA
FREIRE, Marcelino. Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia. Ateliê Editorial, 2004.
NEVES, Juliana Pacheco Oliveira. Planejando um miniconto. In: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2827/planejando-um-microconto.
REIS, Amanda Machado. A morte. Gênero miniconto. In: https://poetasdogeraldopereira.blogspot.com/2019/11/miniconto-morte.html
SILVA. Dileane Paula. Tragédia. gênero miniconto. in: https://poetasdogeraldopereira.blogspot.com/2019/11/miniconto-tragedia.html

[1] miniconto. O argentino no David Lagmanovich “[...] chama a atenção para o fato de que a oposição extensão/ brevidade não é a única características que se pode encontrar no miniconto, mas está ali e há que ser considerada.” Adiante, o estudioso diferencia o miniconto de outros textos breves, como o haicai ou a anedota, definindo-o como uma forma compacta, de no máximo uma página, uma página e meia, com uma narrativa que contém início, meio e fim.
[2] O professor deve avaliar os minicontos criados levando em conta a originalidade, a concisão, a capacidade de narrar uma história, o final surpreendente e o uso da linguagem.
[T1]Qual seria a interpretação do grupo sobre o conto? Acho que há mais de uma possível.
[T2]Vocês concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...