quarta-feira, 9 de agosto de 2023

LITERATURA e MÚSICA EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM CULTURAL E SOCIAL


Jose Geraldo Pereira de Jesus


A abordagem social e cultural, por meio da literatura, é uma forma de investigar as ações humanas pretéritas através da arte literária, que é rica nesses assuntos. Tais atividades humanas estão contidas em narrativas literárias cujo autores prezam pela exposição de mazelas humanas, assim como o fazer cultural dos nossos antepassados. Levar isso para a sala de aula, que com a mediação do professor junto aos alunos, investiga o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais e sociais de grupos distintos, sendo uma maneira de fazer uma reflexão sobre a evolução da humanidade, assim como buscar alternativas para ações negativas que se perpetuam na sociedade contemporânea. Portanto, este Projeto irá levar a sala de aula livros literários que retratam isso, almejando um debate de tais problemas e buscando soluções plausíveis para que haja uma sociedade mais ativa quanto às questões sociais e culturais.

Quanto à questão social em si, este Projeto a contempla na prática, quando os discentes são convidados a participar de ação social de cessão de produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis. As doações serão ofertadas a instituições de caridade presentes na região da comunidade escolar, tendo o educando como protagonista durante o evento.

1.    Caracterização do público alvo

O presente projeto será aplicado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, o uso de biblioteca, internet, e outros recursos paradidáticos são fundamentais. Além disso, serão utilizadas metodologias ativas visando a uma educação inovadora, como sala invertida, leitor como protagonista, “sala sem paredes”. Tudo isso se faz necessário, já que Moran e Bacich (2018) dizem que as pesquisas atuais, na área da educação, psicologia e neurociência comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano. Portanto, procederemos à execução desse Projeto embasado nessas teorias e práticas educacionais para atendermos ao individual através de atividades que contemplam o plural.

2. Problema

O presente projeto tem como objetivo levar a literatura à sala de aula por meio de ações em que a leitura e compreensão de texto vão além de um ato de “ler por ler” uma obra. Para isso, escolhemos livros e poemas com temáticas que entretêm o discente, mas também produzem uma reflexão crítica.

3.    Justificativa

A Escola Estadual ... é uma instituição que traz a prática de ensino por meio de projetos pedagógicos em seu “DNA”. No ano corrente, já aconteceram várias outras atividades desenvolvidas em outras áreas do conhecimento.  Agora é a vez dos profissionais da linguagem levaram a sala de aula outro projeto com temas que tenham o objetivo de introduzir o educando adolescente ao mundo dos gêneros textuais, especificamente poema, contos, novelas, romances, os quais foram escolhidos devido a suas riquezas discursivas, sociais e culturais.

4.     Objetivos

O Projeto “A literatura em sala de aula: uma abordagem cultural e social” tem como objetivo propor uma leitura proficiente de gêneros literários, em que o educando é o agente principal dessa ação, tendo o educador como mediador dela. Além disso, ele mostra ao discente a funcionalidade prática discursiva e argumentativa dos gêneros discursivos, tendo em vista a temporalidade das ações narradas, a presença de personagens que contextualizam aspectos socioculturais de um período recortado para contar a história. Fazê-los “familiazarem” com esses gêneros escolhidos para o Projeto é uma maneira de formar leitores proficientes e multiletrados.

Além disso, abordar-se-á escritores e obras literários relevantes, mas que não são amplamente divulgadas, como as obras infantojuvenis, de Clarice Lispector (7º ano) e outros autores que não são renomados, mas possuem obras de grandes valores culturais, sociais e políticos. Além disso, trabalhar-se-á questões artísticas e culturais como dança e teatro, com o objetivo de fomentar a leitura e inserções culturais dos educandos nos gêneros música e teatro.

5.    Fundamentação teórica

Marcuschi diz que os Gêneros Textuais “são entidades sócio discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa”[1], assim como a sua empregabilidade na comunicação. Eles respondem às necessidades sócio-interlocutivas dos sujeitos que nelas se inter-relacionam. Dada a diversidade de esferas da atividade e da comunicação humana, que refletem a diversidade das relações socioculturais dos grupos sociais, os gêneros são múltiplos, heterogêneos e se situam em um sistema continuum de situações discursivas. Hoje é possível observá-los em sala de aula de forma dinâmica, processual, social, interativa, cognitiva e não apenas estrutural, como ocorria no passado. Consonante Marcuschi, “os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Sendo fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia”.  Inclui-los no projeto é uma forma de levar os alunos a diferenciá-los, assim como perceber o quanto são úteis à comunicação e à compreensão do  mundo em que estão inseridos.

Além disso, sabemos que um projeto tem a função de “favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”, como diz Hernandez (p.61). Por isso é que resolvemos abordar os gêneros supracitados em sala de aula , uma vez que eles possuem uma dimensão discursiva ampla, a qual será explorada durante o desenvolvimento do Projeto. 

 6.    Metodologia

Para desenvolver este projeto, propomos um período de um bimestre, para que as atividades sejam elaboradas de maneira gradativa, propiciando assim uma maior compreensão dos diversos temas.Além disso, as turmas devem ser divididas em grupos de trabalhos para cada um se empenhe em desenvolver um tema proposto. Ademais, tal ação é importante, pois cria hábito de trabalho em equipe, assim como promove a socialização de conhecimento.

7. AÇÃO SOCIAL

 Ações sociais,na escola, contribuem para o desenvolvimento do caráter do aluno, repassando ao educando os valores sociais que são essenciais na vida de bons cidadãos. Nessa premissa, iremos trabalhar isso em sala de aula, paralelamente às atividades de linguagem. A ação deverá contar com o envolvimento dos pais, coordenadores do projeto, além de ser uma tarefa educacional para os estudantes,uma vez que acreditamos que a ação social dentro da escola somente terá êxito se houver envolvimento da comunidade escolar. Sendo assim, o papel da escola e da família é o de conduzir as ações e mostrar ao jovem um olhar mais amplo e menos egoísta da sociedade.


Para realizar a ação social, propomos que cada sala de aula fique responsável por doar itens de higiene corporal ou de limpeza. Os produtos arrecadados serão destinados a instituições de caridade circunvizinhas  à unidade escolar. A entrega dos produtos deverá ser realizada com a presença de um grupo de alunos - que poderá ser escolhido a critério dos docentes. Isso se faz necessário, pois, é um passo importante para que os jovens cresçam conscientes do seu papel na sociedade, algo fundamental nos dias de hoje, nos quais é cada vez mais comum as pessoas apresentarem atitudes individualistas e preconceituosas.

8. Oficinas

As atividades serão desenvolvidas da seguinte forma:

  1. Nas primeiras aulas, serão abordados excertos dos autores inseridos no Projeto; além disso, os discentes devem pesquisar sobre a biografia do escritor que será trabalhado no ano escolar.  

  2. Na sequência, iniciam-se as oficinas priorizando a leitura, compreensão e interpretação de textos; soma-se a isso, as atividades lúdicas, teatrais, danças; também serão contemplados a leitura e compreensão do texto do gênero música.

  3. Com a cooperação de outras áreas da  linguagem, com Arte e Língua Inglesa, haverá oficinas visando a arrecadação de produtos de limpeza e higiene.  Sendo que caberá a esse grupo o recolhimento dos produtos listados abaixo, assim como a confecção de caixas para a inserção dos produtos a serem doados a instituições de assistência social. Cada produto doado, será concedido pontos acumulativos por turmas de discentes. O agrupamento de estudantes que ofertar maior número de produtos, obtendo assim a maior pontuação, será agraciado com um prêmio, que está em estudo logístico e financeiro. [Sugere-se um passeio à sessão de cinema].

Os produtos de higiene pessoal e limpeza são os seguintes listados:

  1. Sabonete - 1 ponto;

  2. Lã de aço - 02 pontos;

  3. Detergente - 03 pontos;

  4. Esponja de limpeza dupla face - 04 pontos;

  5. Creme dental - 05 pontos;

  6. Escova dental - 05 pontos

  7. Papel higiênico - 06 pontos;

  8. Desodorante -  07 pontos;

  9. Desinfetante - 07 pontos;

  10. Amaciante - 08 pontos;

  11. Xampu - 09 pontos;

  12. Sabão em pó - 10 pontos.

As aulas e as oficinas dar-se-ão da seguinte forma:

 A)   7º ano do Ensino Fundamental

Os alunos terão, no mínimo, duas aulas de 50 minutos por semana relativas para tratarem dos seguintes temas:

Tema 1: obras infantojuvenis de Clarice Lispector;

Tema 2: gênero música - escrever, ler e dançar - processos criativos.

As atividades serão organizadas da seguinte forma:

I.        AULA 1. Apresentação do projeto

Reunir-se-á os estudantes para informá-los sobre o Projeto. Nessa aula, também haverá a formação de equipes que ficaram responsáveis pelo desenvolvimento dele, com mediação do professor. Também será apresentado aos educandos os gêneros discursivos a serem trabalhados, assim como as obras literárias.

II.        AULA 2. Hora da leitura

Nessa aula, haverá a apresentação visual da obra literária, a leitura da capa, contracapa, lombada, primeira orelha. Os alunos poderão desenvolver a atividade na biblioteca, consultando livros literários e didáticos. Após as instruções do professor e a produção escrita sobre o assunto, os educandos poderão comparar as anotações que fizeram sobre os livros.  

 III.        Aula 3. Música-poema

Será selecionada uma música a ser reproduzida em sala de aula. Após a escuta, os discentes farão uma leitura silenciosa e a compreensão do texto.

 IV.        Aula 4. Música - dançar, um processo criativo.

Nessa aula, haverá um trabalho lúdico.O alunos irão participar de uma oficina em que trabalharão os movimentos e os ritmos corporais. Será  usado um jogo eletrônico denominado Just Dance. Usando um XBox e Kinect, os discentes colocarão em prática as habilidades criativas corporais por meio da dança.

Demais aulas: sequência das primeiras atividades com aprofundamento. Produção de teatro e ensaios; práticas de danças e ensaios para apresentação das atividades artísticas e culturais no dia da culminância.

B)   8º ano do Ensino Fundamental

Com vistas à promoção de um trabalho mais produtivo e realizado de maneira mais aprofundada, os alunos terão, no mínimo, três aulas semanais para elaboração do mesmo.

Referido trabalho abordará, como tema principal, as questões relacionadas ao empoderamento feminino, seus aspectos sociais, culturais e educacionais.

1º AULA:

Apresentação e discussão acerca da importância do projeto e sua dinâmica. 

2º AULA

Apresentação do curta: “Era uma vez outra Maria” (que teve algumas partes cortadas para adaptação da idade dos alunos)

Separação dos grupos de trabalhos para resposta ao questionário proposto pelo professor(a) orientador(a).

3º AULA

Debate sobre os questionamentos apresentados.

4º AULA

Apresentação das obras para escolha dos discentes. (Referidas obras serão previamente escolhidas pelo professor(a) orientador(a) e estarão disponíveis em PDF gratuitamente).       

 C)   9º ano do Ensino Fundamental

Com vistas à promoção de um trabalho mais produtivo e realizado de maneira mais aprofundada, os alunos terão, no mínimo, três aulas semanais para elaboração do mesmo.

O referido trabalho abordará, como tema principal, as questões relacionadas ao empoderamento feminino, seus aspectos sociais, culturais e educacionais.

1º AULA:

Apresentação e discussão acerca da importância do projeto e sua dinâmica. 

2º AULA

Apresentação do curta: “Era uma vez outra Maria” (que teve algumas partes cortadas para adaptação da idade dos alunos)

Separação dos grupos de trabalhos para resposta ao questionário proposto pelo professor(a) orientador(a).

3º AULA

Debate sobre os questionamentos apresentados.

4º AULA

Apresentação das obras para escolha dos discentes. (Referidas obras serão previamente escolhidas pelo professor(a) orientador(a) e estarão disponíveis em PDF gratuitamente).       

9. Culminância: 16 de setembro de 2023. Apresentação dos educandos no pátio da escola.

 10. Referências bibliográficas

BACICH, Lilian e MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre. Penso, 2018.

HERNÁNDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. 5 ed.Porto Alegre: ArtMed, 1998, capítulo 5, pg. 61-84.

 MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais e ensino. Ed. Lucerna. Rio de Janeiro.2002.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...