terça-feira, 24 de setembro de 2024

A GALINHA GENI

 Era uma vez uma galinha que se chamava Geni. Mas essa não era uma galinha comum. Ela era uma galinha esperta, observadora e que, além disso, tinha poderes mágicos. E quais eram esses poderes? Você saberá ao longo desta história.

Geni vivia no meio de outras galinhas, numa fazenda pertencente à Dona Francisca. Essa adorava todas as galinhas, mas tinha a Geni como a galinha predileta porque percebia como as outras a tratavam com indiferença.

Certo dia, Geni estava andando pelo galinheiro e percebeu que havia dois homens estranhos rondando por lá. Imediatamente, a galinha saiu correndo para avisar a Dona Francisca, que estava na cozinha fazendo seus doces para vender na cidade. Como Geni não sabia falar, ela chegou ao local fazendo a maior bagunça no fogão a lenha. A galinha chegou a jogar todas as panelas no chão.

- Cocoricó...cocoricó.... Fazia a galinha Geni.

Dona Francisca bem que tentou, mas não conseguiu entender o que Geni queria dizer. A senhora pensou que a galinha estava com fome e, por isso, jogou milhos pelo chão. Em seguida, a mulher saiu tranquilamente para a cidade, levando seus doces de leite.

Ao perceber que a senhora partira para a cidade, os dois homens voltaram à fazenda para tentar roubar as galinhas de dona Francisca. Contudo, um mistério estava no ar. Mal sabiam eles que a galinha que queriam roubar botava ovos mágicos, feitos de ouro, os quais reluziam tanto que eram capazes de deixarem qualquer pessoa cega. Apesar de ser uma galinha esperta, ela nunca havia usado seus poderes. Por isso, precisava da ajuda das outras galinhas em suas tarefas diárias. Mas como? Elas não gostavam de Geni e, tampouco, não sabiam de seus poderes. Ao perceber que os homens aproximaram, Geni tratou de reunir todas as aves do galinheiro para contar o que estava acontecendo. Todavia, seu esforço foi em vão. Apenas uma galinha que se chamava Valesca acreditou na Geni. As outras galinhas trataram de virar as costas, fingindo que não escutavam nada. A galinha estava desesperada com a situação e bolou um plano: foi até a Valesca e contou sobre seus poderes mágicos.

Assim que os homens invadiram o galinheiro, Valesca assustou todas as galinhas, fazendo-as correrem por todos os lados do abrigo e deixando os homens confusos e paralisados. Assim, com muita dificuldade, Geni botou vários ovos de ouro, cujo brilho deixou os ladrões cegos. E foi assim que Geni salvou todas as galinhas. As invejosas, quando viram o acontecido, ficaram muito agradecidas à Geni e pediram desculpas por tudo.

Quando Dona Francisca voltou de seu trabalho e encontrou os ladrões correndo, como gata cega, pela fazenda. A senhora chamou a polícia, que prendeu os bandidos. Contudo, a mulher não ficou sabendo o que havia acontecido no galinheiro, mas percebeu que havia surgido união entre as galinhas e isso lhe trouxe muitas felicidades.

 

Rayssa Nara de Deus Costa – 9º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

Ao Professor, com carinho

Na alegria e no furor... Ele é o Professor. Falando ou xingando, Ele está sempre ensinando... Do alfabeto, ele vai falar E a gente vai escut...