Semana Nacional do Livro

Quanto a importância do livro para a humanidade, posso dizer que ele é tão importante que historicamente, há até o Dia do Livro, o qual surgiu na Espanha e era comemorado no dia 5 de abril desde 1926; no entanto, em razão da data de morte do escritor Miguel de Cervantes, a data comemorativa foi alterada para o dia 23. Após algum tempo a ONU reconheceu a data.

Outra coisa: você sabia que o primeiro ato dos nazistas, quando assumiram o poder na Alemanha, foi queimar todos os livros e reescrever todos os que queriam que o povo tivesse acesso, ou seja, disponibilizariam somente alguns tipos de conhecimentos e da forma como desejavam.

Mais um questionamento: você sabia que na China o acesso aos livros é muito restrito, pois o governo comunista controla o conhecimento para que não chegue até as pessoas, já que o livro é uma ferramenta fundamental para mudar um paradigma, salvar um povo e o próprio indivíduo da ignorância, uma vez que quem ler, dar um salto de consciência, ou seja, expandir a própria consciência para entender o universo e evoluir?

VEJA SÓ: VOCÊ MORA EM UM PAÍS EM QUE HÁ LIVRE ACESSO A LIVROS E NÃO GOSTA DE LER? Imagino quão desejaria um chinês estar em seu lugar e pudesse escolher qualquer livro para leitura.

Por que o mundo valoriza tanto o livro?
Embora tenhamos outras formas de conseguir informações, como vídeos, podcasts, palestras, entre outros, o livro ainda é de suma importância, pois lhe auxilia no desenvolvimento e aprimoramento intelectual, estimulando a nossa criatividade, a melhorando o nosso vocabulário e o enriquecendo a nossa cultura. Eles também têm papel fundamental no estímulo da imaginação, do raciocínio, assim como é uma ótima forma de aumentar o nosso vocabulário, promovendo um glossário de palavras dentro da nossa cabeça, o que nos possibilita saber empregar sinônimos da melhor forma possível e descobrir qual se encaixa melhor na ideia que queremos passar; aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos, desenvolvendo a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Por meio de livro, ampliamos a nossa cultura por meio da leitura e rompemos as fronteiras geográficas e imaginárias, adentramos em novos mundos, novas culturas e novos continentes. Através de livros, podemos voltar ao passado e perceber onde evoluímos ou regredimos. Atuando como vetor do conhecimento, o livro nos permite registrar fatos importantes da nossa história e repassá-los às sociedades posteriores, disseminação o conhecimento a uma nova geração. Ou seja, quem lê tem a possibilidade de viajar para inúmeros lugares e viver em mundos diferentes e participa de experiências que vão além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, o que permite aprendizados e reflexões profundas.

Tem mais, a leitura de um bom livro diminui o estresse diário e nos proporciona diversão e entretenimento, imaginar os lugares ou personagens nos faz focar na história e esquecer das tarefas, além de ser uma exercício de imaginação divertido.

Portanto, leia bons livros, pois, já dizia Monteiro Lobato que “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. “

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edital para Cadastro de Reserva - Magistério nas Unidades do CTPM/2025

Processo Seletivo do Colégio Tiradentes MG 2025

Competências e habilidades de língua portuguesa - organizadas conforme a BNCC.