Prova da novela gráfica (novel graphic) Triste Fim de Policarpo Quaresma
QUESTÃO 1
A) A capa do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma traz a imagem da personagem principal da obra com a bandeira do Brasil no ombro e uma arma apontada para a cabeça dela.
B) Na orelha do livro, há informações sobre o autor e a data de publicação da obra original.
C) Na orelha do livro, há uma resenha crítica sobre a obra original.
D) Na capa do livro, a personagem principal carrega, na mão direita, a Constituição do Brasil, contida em um livro de capa dura.
QUESTÃO 2
Escrito por Lima Barreto em 1911, Triste fim de Policarpo Quaresma é uma brilhante sátira aos ideais positivistas e nacionalistas que nortearam a Primeira República. A história narra as desventuras de Policarpo Quaresma, personagem que encarna melhor que qualquer outro em nossa literatura o credo ufanista e suas desilusões. Sobre a obra, em formato de novel gráfica, é INCORRETO AFIRMAR
A) Na novela gráfica, há um prefácio escrito por Beatriz Resende, no qual, ela critica negativamente o livro de Lima Barreto, devido ao nacionalismo exacerbado contido na obra original.
B) Beatriz Resende relata, no prefácio, que Lima Barreto é um simulacro do Major Quaresma, uma vez que ambos foram internados no mesmo hospício no Rio de Janeiro.
C) Segundo Resende, “Triste Fim de Policarpo Quaresma” foi escrito para ser publicado em folhetinhos do Jornal do Comércio. A obra de Barreto transformou-se livro em 1915.
D) A Narrativa foi escrito no século XX, mas os fatos ocorrem no século anterior. Na obra, “Triste Fim de Policarpo Quaresma” há relato, de forma literária, da Revolta Armada ocorrida no Brasil. Inclusive o episódio final da obra é um retrato do que acontecia no cenário carioca da época.
QUESTÃO 3
Atente-se à imagem.
Marque a INFORMAÇÃO FALSA sobre o texto de Beatriz Resende.
A) Policarpo Quaresma defende a pátria e os valores nacionais, lutando pela defesa dos costumes, das línguas originárias como vernáculas. Além disso, ele sai da capital e vai para o campo para provar a riqueza orgânica das terras brasileiras, mas é derrotado pelas formigas.
B) Como democrata, segundo Resende, Policarpo Quaresma pega em arma para defender a pátria, oferendo ajuda ao presidente do Brasil; mas nesse caminho, ele defronta com a violência militar, a prepotência do governo, a corrupção e covardia dos poderosos.
C) Segundo Rezende, Quaresma percebe que na República, pela qual lutava, os pobres tinham que aceitar com docilidade o papel que a elite lhes atribuía, caso contrário, eram exterminados.
D) Para Resende, pelo final do romance e da vida da personagem principal, fica claro que a primeira Grande Guerra ocorrida no Brasil confirma que a ideia de lutas nacionalistas e amor à Pátria opõe-se aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade defendidos pela Revolução Francesa.
QUESTÃO 4
Leia.
Leia as informações abaixo e marque aquela que contradiz a narrativa da novela gráfica Triste Fim de Policarpo Quaresma.
A) No início da narrativa, Policarpo é orientado a parar de circular pelas ruas do Rio de Janeiro com seu violão, pois, é uma pessoa respeitada e já adulta. Logo, ele rebate tal orientação dizendo que “homem que toca violão é um desclassificado", uma vez que circular com instrumento de corda tornou-se moda no Brasil.
B) Enquanto toca violão, o Major é convidado a jantar fora, mas rejeita o convite, pois, aguarda a chegada de Ricardo, amigo seresteiro. Isso causa surpresa à mulher que fez o convite, pois, tal ação de participar de seresta não era comum à elite carioca.
C) Ricardo trata o violão como um ser humano, chegando a dizer que o instrumento de corda precisa de cuidado e carinho. Além disso, faz uso de figura de linguagem denominada personificação - prosopopeia - quando diz que o violão foi criado para falar.
D) Após a chegada de Ricardo a casa do Major Policarpo, há presença de duas visitas: a afilhada do Major e o amigo Coleonel. Ao vê-los, o anfitrião começa a chorar. Questionado sobre o motivo do choro, diz que isso é uma forma de receber bem os visitantes; nega apertar as mãos das visitas, pois, isso não é um costume nacional, já que os originários, tupinambás, agem semelhante ao major.
QUESTÃO 5

Em relação ao debate sobre a cultura nacional na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, marque a assertiva falsa.
A) Durante o almoço, Ricardo e Policarpo debatem sobre os valores culturais do piano, violão, inúbia. O primeiro critica os instrumentos usados pelos nativos. O segundo rebate a crítica dizendo que se os objetos da cultura indígena não têm valor, logo o violão e o piano não devem ter. Um diz que estes são capadócios e o outro alega que aqueles são "nossa origem" brasileira.
B) A narrativa dá um salto temporal e apresenta a personagem Policarpo informando que enviou um requerimento a Câmara dos Deputados pedindo a decretação do tupi-guarani como língua nacional, pois, acredita que o Brasil precisa de emancipação idiomática.
C) Na semana seguinte ao envio do requerimento de mudança idiomática, o major é interrogado no quartel. O superior diz que Policarpo foi ousado demais, já que não é qualificado em matemática astronomia, sociologia e moral. Nesse contexto científico, o superior de Quaresma leva em consideração os conhecimentos acadêmicos ligados à linguagem como sociolinguística, gramática e etimologia para validar os argumentos contra ação do major.
D) Logo após o envio da proposta de mudança de idioma brasileiro, a afilhada questiona o padrinho sobre a ação de substituir a língua portuguesa pela Tupi. Quanto ao requerimento, os congressistas rejeitam a ideia de mudança linguística.
QUESTÃO 6
“Após sair do hospital psiquiátrico, ele resolve se afastar da sociedade e passa a viver em um sítio. O local, situado na cidade interiorana de Curuzu, ficou conhecido como “Sítio do Sossego”’.
Sobre o conteúdo da narrativa da novela gráfica lida, marque a informação incorreta.
A) Dando mais um salto temporal, em relação a obra original, a novela gráfica apresenta Policarpo aposentado. Nesse momento, traz vários comentários de terceiros sobre o major. Há quem afirma que o homem enlouqueceu devido ao excesso de prática leitora, já que há muitos livros na sala da casa dele, sendo que todos foram lidos pelo dono. Logo, isso o levou à loucura.
B) Na sequência da narrativa, Policarpo está em um manicômio. Para retratar internos, o desenhista insere três personagens: uma afirma ser Átila, o rei dos hunos que matou milhares; outra diz ser sócia do banco de Londres e uma senhora afirma que "a maior sabedoria é o esquecimento".
C) Após Policarpo ser liberado do Sanatório, Olga o aconselha a comprar um sítio e cultivar frutas e hortaliças. Ele topa a ideia afirmando que as terras brasileiras são as mais férteis do mundo, por isso, irá plantar outros alimentos, já que acredita que fará uma excelente administração do lugar.
D) Após aceitar a proposta de Olga, o major compra o “Sítio do Sossego” e contrata Anastácio para ser o criado que ajudará o patrão na lavoura, uma vez que Policarpo não domina o cultivo da terra e precisa ser orientado por Anastácio.
QUESTÃO 7

“O palácio tinha um ar de intimidade, de quase relaxamento, representativo e eloquente. Não era raro ver-se pelos divãs, em outras salas, ajudantes-de-ordens, ordenanças, contínuos, cochilando, meio deitados e desabotoados. Tudo nele era desleixo e moleza. ”
A respeito da narrativa da novela gráfica, marque a alternativa Falsa.
A) Na Praça da República, o Major e o General encontram o tenente Pontes que se casará com Lalá, filha do general. O tenente afirma que "os Piratas" querem "atrasar o progresso acabando com a ordem".
B) Antes de se encontrar com o presidente, Policarpo relê um memorial que traz informações sobre atuação de Floriano Peixoto durante o governo do Brasil. Quaresma tenta entregar o documento em mãos do governante, mas, esse o pede que coloque o documento sobre a mesa. Durante a conversa com o major, o presidente rasga o memorial, pois, as ações contidas nele são inverídicas.
C) Enquanto conversa com presidente, no gabinete presidencial, Policarpo revela que nunca foi um oficial do exército, mas isso não o impediu que o governante oferecesse uma graduação que lhe conviesse. No entanto, o recrutado preferiu manter o posto de Major. Logo, fica sabendo da redução dos salários dos militares para não onerar o Tesouro Nacional. Mesmo assim, aceita a proposta de 400 mil reis.
D) Ao visitar o quartel, Policarpo encontra o amigo Ricardo que está detido e teve o violão apreendido. Esse pede por socorro. Aquele solicita que o instrumento seja devolvido ao dono. Houve a devolução, em contrapartida, Ricardo deve servir ao exército.
QUESTÃO 8
O excerto abaixo necessita de pontuação para que fique adequado à fala da personagem Quaresma. Faça a reescrita promovendo a adequação.
“Eu matei minha irmã eu matei e não contente ainda descarreguei um último tiro quando o inimigo arfava ajoelhado [...].
(Trecho da carta de Policarpo a Adelaide).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 9
Sobre ética na cultura digital, marque Verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o que se assevera.
[ ] A ética na cultura digital é usada para se referir a um conjunto de princípios, valores e práticas que orientam o comportamento das empresas e indivíduos no ambiente digital.
[ ] Os princípios da ética digital incluem a privacidade, segurança, transparência, responsabilidade, autonomia, autenticidade, integridade e acessibilidade.
[ ] Práticas éticas se baseiam no respeito à privacidade dos dados pessoais dos usuários, incluindo a coleta, armazenamento, uso, venda de informações ainda que não autorizados.
[ ] Em um mundo cada vez mais conectado, as informações passam a se tornar um ativo para as empresas, e a proteção e segurança dessas informações são essenciais para o sucesso e sustentabilidade do negócio.
QUESTÃO 10
Produza uma frase usando os seguintes vocábulos:
A) Refutar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Suscitar.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
C) Concomitar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Impropérios.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E) Procrastinar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
F) Postergar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário