tema os desafios para combater os ruídos dos fogos de artifícios
PROPOSTA DE REDAÇÃO: TIPOLOGIA DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA
TEXTO 1
CCJ do Senado aprova limite de ruído para fogos de
artifício
A
matéria foi aprovada em caráter terminativo e seguirá diretamente para votação
na Câmara dos Deputados
31/10/2024 às
02:06 • Agência Brasil
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 5/2022, que proíbe a fabricação, o armazenamento, a comercialização e o uso de fogos de artifício que produzam barulho acima de 70 decibéis. A matéria foi aprovada em caráter terminativo e seguirá diretamente para votação na Câmara dos Deputados.
O parecer do relator, senador Castellar Neto (PP-MG), propôs mudanças em relação ao texto original, do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). A primeira versão proibia fogos de artifício que produzissem estampidos de qualquer nível sonoro.
No entanto, Castellar argumentou que qualquer artefato pirotécnico acabaria produzindo ruído e, assim, optou pela imposição de um limite de 70 decibéis, que representa o nível de decibéis suportado por pessoas com hipersensibilidade sensorial.
Na justificativa do projeto de lei, o senador Randolfe Rodrigues argumenta que os fogos de artifício barulhentos prejudicam a saúde de crianças, idosos e pessoas com deficiência. “Destaca-se, ainda, o impacto negativo junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem uma hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos”, complementa.
De acordo com o projeto, quem utilizar os artefatos proibidos será multado em valor entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil. Para empresas que fabricarem ou comercializarem os fogos de estampido, a multa vai de 5% até 20% do faturamento bruto, além de apreensão do material. Ficam excluídos da regra os fogos destinados à exportação.
https://www.itatiaia.com.br/politica/2024/10/31/ccj-do-senado-aprova-limite-de-ruido-para-fogos-de-artificio.
Acesso em 31 out. 2024. Adaptado.
TEXTO 2
Fogos de artifício e os riscos a pessoas, animais e meio
ambiente
Sinônimo
de comemoração, os fogos na verdade carregam muitos perigos
Os fogos de artifício fazem um lindo espetáculo visual nas festas de réveillon, celebram dias santos e vitórias de times de futebol, divertem crianças e adultos em festas juninas. Por isso, geralmente são relacionados a comemoração, festa, alegria. Mas essa imagem deve ser desvinculada. Os fogos de artifício são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente. Algumas cidades já adotaram a queima de fogos silenciosa, mas o problema vai muito além do barulho. Entenda:
Meio Ambiente
A queima de
fogos de artifício emite compostos poluentes para a atmosfera, o que
também a caracteriza como uma forma de poluição do ar. Isso tem efeitos
não só no meio ambiente, mas na saúde humana.
Há ainda o risco de incêndio, colocando em risco pessoas, faunas, floras e
contribuindo ainda mais com a poluição atmosférica.
Humanos
Sabia que mais da metade dos casos de queimadura de mão são em decorrência do uso de fogos de artifício? Isso mesmo. Também há risco de queimaduras nos olhos, inclusive com perda de visão, amputamento de membros e problemas auditivos gerados pelos estampidos. Eles causam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Ou seja, uma forma de divertimento altamente perigosa, que faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas até a quem está a quilômetros de distância.
Animais
Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles. No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada. Essas reações podem acontecer em animais silvestres também.
Pela saúde, segurança e bem-estar de todos, não solte fogos de artifício.
Nas festas juninas e em qualquer ocasião. A Unimed apoia essa
iniciativa.
https://www.unimednortepaulista.com.br/noticias/fogos-de-artificio-e-os-riscos-a-pessoas--animais-e-meio-ambiente.
Acesso em 31 out. 2024. Adaptado.
TEXTO 3
Fogos de artifício: tragédias
Já aconteceram
diversas tragédias envolvendo fogos de artifício, como explosões em fábricas e
depósitos, e acidentes de trânsito:
- Em
1998, uma explosão em uma fábrica de fogos na Bahia matou 64 pessoas,
principalmente mulheres e crianças. A Corte Interamericana de
Direitos Humanos condenou o Brasil pelas mortes em 2020.
- Em
2024, uma explosão em um depósito de fogos de artifício nas Filipinas
matou cinco pessoas, incluindo uma criança de quatro anos, e feriu
38.
- Em
2023, uma explosão em uma empresa de fogos de artifício em Caxias do Sul
atingiu uma cozinheira que estava na área de serviço de sua casa.
- Em
2023, um acidente entre um semirreboque e uma caminhonete com fogos de
artifício na província da Colúmbia Britânica, no Canadá, provocou um
espetáculo de fogos no céu.
Os fogos de artifício podem causar acidentes graves, como queimaduras, perda de audição, cegueira, cortes e amputação de membros. O estampido dos fogos também pode prejudicar a saúde emocional de crianças, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, idosos e pessoas acamadas.
Por IA
Google: Acesso em 31 out. 2024
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema os desafios para combater os ruídos dos fogos de artifícios. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.). Seu texto deve conter no mínimo 25 linhas e no máximo 30 linhas.
Comentários
Postar um comentário